Projeto Matriz chega a sua 34ª edição com atrações em Tabuleiro
Na programação, estão artistas como Adriana Calcanhotto, Bloco Quebra Tabu e artesãos locais
Quem mora em Conceição do Mato Dentro (MG) sabe que é tradição em setembro o Projeto Matriz, que atrai conceicionenses para shows, oficinas e feiras. Neste ano, o festival reúne Adriana Calcanhotto, Gilsons e Mestrinho a atrações culturais como a apresentação da peça O Auto da Compadecida pelo grupo teatral Maria Cutia e a Oficina de desenho oferecida por Cláudia Guerra.
A programação tem início no distrito de Tabuleiro (MG) com a atração circense do Circo Gamarra e o samba de Adrielle Moreira. Na sexta-feira, o dia começa cedo na Praça do Maranhão e termina meia noite com o show da banda Frejat no palco principal do Largo da Santana.
No sábado, o festival chega à Praça Bouganville. O organizador do evento João Bosco Costa Lima comemora a abrangência do festival deste ano: “Estamos recebendo um retorno muito positivo quanto a diversidade e qualidade da programação, a abertura do evento em Tabuleiro, a descentralização das atividades em várias praças da cidade”. Para João, a democratização do acesso é uma marca registrada do Projeto Matriz.
Também será possível conferir os artesanatos da Associação dos Artesãos de Conceição do Mato Dentro (ASARTE): “Do crochê a oratórios. No meu caso, eu trabalho com bijuterias, que são arte em cor e metal. Eu que estilizo e às vezes eu acabo fazendo até na hora pro cliente de acordo com o cliente pede”, explica a artesã Odete Gonçalves. A associada conta que estarão presentes 17 artesãos da ASARTE, como a marca Mato Dentro e o Queijo Geovani de Tomazinho & Nicinha, o queijo da nicinha.
Domingo tem cortejo com a Bandinha do Marcão no Casarão dos Lages e também é dia de bloquinho com o Quebra Tabu na Praça de Santana. O evento acontece entre os dias 7 a 10 de setembro com programação gratuita para todas as idades.
O festival
O tradicional Projeto Matriz acontece desde 1989 no mês de setembro em Conceição do Mato Dentro (MG). O evento ficou reconhecido por aliar atrações de relevância nacional com artistas mineiros e conceicionenses, já tendo passado pela cidade artistas como Milton Nascimento, Gal Costa, Cássia Eller e Nação Zumbi.
O município mineiro está localizado a 170 Km de Belo Horizonte no sentido Serra do Cipó e também apresenta atrativos naturais como as cachoeiras do Tabuleiro e Rabo de Cavalo, o Parque Natural Municipal Salão de Pedras e o Pico do Soldado.
O Projeto Matriz 2023 acontece por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e é possível acessar a programação completa deste ano pelo perfil @projetomatriz.
Ver essa foto no Instagram