Projeto “Milhas de Leitura” incentiva alunos de Santa Bárbara ao gosto pelos livros

Despertar nos estudantes o interesse pela literatura não é uma tarefa fácil. Pensando em uma forma de envolver os alunos da rede municipal de ensino em Santa Bárbara no universo dos livros, alunos e professores desenvolveram o projeto “Leitura em Movimento – Milhas de Leitura”, que teve o seu lançamento oficial nesta quarta-feira, 3, na […]

Projeto “Milhas de Leitura” incentiva alunos de Santa Bárbara ao gosto pelos livros
|

Despertar nos estudantes o interesse pela literatura não é uma tarefa fácil. Pensando em uma forma de envolver os alunos da rede municipal de ensino em Santa Bárbara no universo dos livros, alunos e professores desenvolveram o projeto “Leitura em Movimento – Milhas de Leitura”, que teve o seu lançamento oficial nesta quarta-feira, 3, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Santa Bárbara (Acisb/CDL).

De acordo com Claydes Araújo, diretora da Escola Marphiza Magalhães Santos, a ideia surgiu de um desafio empreendedor que propôs que os alunos pensassem em um problema real e apresentassem uma solução para a questão. “Uma turma de 7° ano levantou o problema dos alunos das séries finais, principalmente, lerem pouco e os impactos disso. Experimentaram algumas estratégias que não funcionaram até entenderem que precisavam motivar os alunos com premiações”, disse.

Os próprios alunos começaram a buscar parcerias com comerciantes para arrecadar brindes. “A cada prêmio anunciado, mais os alunos buscavam ler. Percebemos então que esse era o caminho”, conta a diretora.

Consolidado e com o apoio da Prefeitura Municipal e da Acisb/CDL o projeto consiste em um passaporte onde a quantidade de leituras é validade em forma de milhas e podem ser trocadas por produtos e serviços diversos que serão adquiridos durante o ano.

As escolas participantes da proposta são: Escola Municipal Marphiza Magalhães Santos, Colégio Municipal Afonso Pena, E.M. Irmã Amandina Maria, E. M. Iveta Moreira, E. M Adélia Hosken, E. M. Chico Severino, E.M. Laudelina Maria, E. M. Cecília Alvares, Escolas do Campo.