Projeto que incentiva doação de cabelos para mulheres com câncer e alopécia foi aprovado pela Câmara

O autor da proposta, vereador Júlio Contador (PTB), destacou que a medida melhora a autoestima das pacientes.

Projeto que incentiva doação de cabelos para mulheres com câncer e alopécia foi aprovado pela Câmara
Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Itabira
O conteúdo continua após o anúncio


O projeto de lei que trata do incentivo à doação de cabelos para pacientes em tratamento contra o câncer ou com alopecia (queda crônica de cabelo) provocada por quimioterapia, foi aprovado na última terça-feira (15) na Câmara Municipal de Itabira. 

A proposta foi desenvolvida pelo vereador Júlio César de Araújo “Contador” (PTB), e pretende instituir a “Semana Municipal de Doação de Cabelos” para fomentar a ação no município. A matéria foi votada em primeiro turno, contudo já havia sido mencionada em reunião de comissões na segunda-feira (07 de março) e teve apoio popular. 

Durante a reunião em questão, que é aberta para comentários dos presentes acerca dos temas abordados, avaliações positivas foram feitas sobre a institucionalização da ação solidária e aprovação da proposta.

Isso em função de que as doações permitem o apoio à mulheres em situação de fragilidade e, com a “Semana Municipal de Doação de Cabelos”, a arrecadação dessas mechas pode ser maior, contribuindo para o aumento da disponibilidade de perucas para aquelas que delas precisarem. 

O projeto visa, ainda, sensibilizar as pessoas a doarem cabelos à ONGs e entidades como a Oncoviva que deverá providenciar perucas a serem doadas para mulheres com câncer e/ou alopecia. 

“O propósito é conectar as pessoas, promover a solidariedade, enaltecer a importância de um gesto altruísta em meio à dor dessas doenças. Além disso, queremos recuperar a autoestima das pacientes em tratamento de câncer e portadoras de alopecia”, ponderou o vereador Júlio, autor da proposta. 

Durante a reunião ordinária, a presidente da Oncoviva, Andrea das Graças, fez uso da tribuna e falou sobre a importância do projeto proposto. A Oncoviva iniciou os trabalhos em Itabira no ano de 2013 e ajuda os pacientes em tratamento contra o câncer com apoio emocional, social e psicológico desde então. Ainda durante a sessão, a servidora do Legislativo, Heloísa Oliveira, fez doação de mechas de cabelo à entidade de apoio.