Promotor de Barão de Cocais convoca reunião com a população para tratar da ação contra a Vale

O promotor  de Justiça de Barão de Cocais, Cláudio Daniel Fonseca de Almeida, convida toda a população do município para uma reunião nesta quinta-feira (30), no ginásio do Creas, para discutir a situação dos moradores que vivem sob os transtornos causados pelo risco do rompimento da Barragem Sul Superior da mineradora Vale. “Espero que todos estejam […]

Promotor de Barão de Cocais convoca reunião com a população para tratar da ação contra a Vale
Um dos simulados realizados com os cocaienses; rotina da população está alterada devido ao risco de rompimento da barragem

O promotor  de Justiça de Barão de Cocais, Cláudio Daniel Fonseca de Almeida, convida toda a população do município para uma reunião nesta quinta-feira (30), no ginásio do Creas, para discutir a situação dos moradores que vivem sob os transtornos causados pelo risco do rompimento da Barragem Sul Superior da mineradora Vale. “Espero que todos estejam presentes. Vamos lembrar que os direitos que estão em discussão são de toda a comunidade. Lá vão ser esclarecidos não só os direitos, mas os meios para obtenção, especialmente a questão referente à assistência técnica”, declarou o promotor, em um áudio divulgado pelo Whatsapp.

A decisão de fazer a reunião com a população foi tomada porque, na sexta-feira (31) pela manhã, está marcada uma audiência de mediação do Ministério Público com a mineradora Vale. Cláudio Fonseca achou oportuno que os cocaienses fossem ouvidos antes dessa reunião. O Ministério Público de Minas Gerais move uma Ação Civil Pública contra a Vale referente aos danos socioeconômicos acontecidos em Barão de Cocais. “Como os direitos que estão nesta ação são de toda a comunidade, eu entendo necessário conversar com toda a comunidade para prestar esclarecimentos, para informar, para trocar uma ideia sobre o que está acontecendo neste processo”, declarou.

Para participar da reunião com a população, Cláudio Fonseca convidou o promotor de Justiça André Sperling, também do Ministério Público de Minas Gerais, e o procurador Edmundo Dias, integrante do Ministério Público Federal. “Os dois fazem parte da Força-Tarefa de Brumadinho e estão apoiando a Promotoria de Justiça de Barão de Cocais porque é necessária toda a presença dos órgãos do Estado no enfrentamento desta questão tão grave que está abalando Barão de Cocais”, disse Cláudio Fonseca.