Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Itabira alerta idosos sobre o risco de golpes

A iniciativa busca levar informações sobre direitos do consumidor e ensinar ao público com mais de 60 anos formas de se proteger

Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Itabira alerta idosos sobre o risco de golpes
Foto: Divulgação/MPMG
O conteúdo continua após o anúncio


O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Itabira, em parceria com a prefeitura local, Procon Municipal e Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMDPI), promoveu, na terça-feira (16), mais uma ação educacional do projeto “60+: revelando direitos, desarmando golpes”. A iniciativa do Procon-MG busca levar informações sobre direitos do consumidor e ensinar ao público com mais de 60 anos formas de se proteger de estelionatários, de golpes nas relações de consumo, endividamento e irregularidades no mercado financeiro.

O evento ocorreu na Casa da Cidadania, no Centro da cidade, onde o público assistiu à palestra ministrada pelo promotor Renato Ângelo Salvador Ferreira, que orientou, entre outros, a não abrir e-mails ou mensagens de pessoas desconhecidas, não fornecer informações pessoais por telefone, não ter pressa e consultar uma pessoa de confiança antes de fechar um negócio.

Ele reforça que a prevenção é o melhor remédio: “É preciso ter esses cuidados antes de realizar algum tipo de operação financeira. Sobretudo porque depois de aplicado o golpe, é muito difícil chegar, efetivamente, à recuperação daquele ativo financeiro que foi perdido”.

Outras informações sobre o projeto “60+ Revelando direitos, desarmando golpes” podem ser obtidas na Escola Estadual de Defesa do Consumidor, do Procon-MG, pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (31) 3768-1695 e 1697.