Propaganda eleitoral no rádio começa na sexta em Monlevade

A partir de sexta-feira (9), Rádio Alternativa transmitirá propagandas eleitorais

Propaganda eleitoral no rádio começa na sexta em Monlevade
Sorteio foi realizado à moda antiga: por ordem de retirada de papéis – Foto: Luciano Vidal / DeFato

Começa nesta sexta-feira (9) a propaganda eleitoral na Rádio Alternativa, em João Monlevade. Em reunião realizada hoje (6), no Cartório Eleitoral, ficaram definidos entre o juiz eleitoral, Estevão José Damazo, e os representantes das coligações, os horários que cada partido terá direito de usufruir. As propagandas em bloco para prefeito serão de segunda a sábado, de 7h às 7h10 e 12h às 12h10.

Em bloco

Por decisão unânime de votação, foi utilizado o sistema “Horário Eleitoral”. Concebido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele gera o plano de mídia que será transmitido, assim como determina o tempo de cada um.

Ficou definido em sorteio que a chapa “A Força que Vem do Povo” é o primeiro a ter aparição na rádio, com 3 minutos e 6 segundos de aparição. A chapa apresenta o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) como majoritário, e os partidos Cidadania, Social Cristão (PSC), Republicanos, Social Democrático (PSD) e o da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Logo depois, a chapa “Patriota” terá sua oportunidade de veiculação em 24 segundos. Em seguida, a chapa “Muda Monlevade” toma a voz para fazer propaganda durante 1 minuto e 7 segundos. A chapa tem como majoritário o Partido Socialista Brasileiro (PSB), e coligam com ele os partidos Mobilização Nacional (PMN), Republicano da Ordem Social (Pros) e Social Liberal (PSL).

Em quarto lugar, a chapa “Pra Fazer Diferente”, liderada pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) tomará a voz por 1 minuto e 37 segundos. Os partidos coligados são o Liberal (PL) e o Rede Sustentabilidade (Rede).

Para finalizar, quem terá o maior tempo é a majoritária liderada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), com 3 minutos e 46 segundos. Como coligados ao PT estão os partidos Comunista do Brasil (PCdoB), Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Democratas (DEM), Podemos e Avante.

Líderes dos partidos estiveram presentes no sorteio. Foto: Luciano Vidal/DeFato

Tempo diário individual 

Ficou definido também os tempos de inserção diário de vereador e prefeito de forma isolada. São 70 minutos diários, sendo que 60%, ou seja, 42 minutos serão para candidatos a prefeito. Já para vereador, 40%, sendo 28 minutos de tempo de inserção na rádio. O plano de mídia mostra que três faixas de horário são viáveis para veiculação: 5h às 11; 11h às 18h e 18h às 0h. Lembrando que a propaganda eleitoral gratuita na rádio vai até o dia 12 de novembro.