Publicação da Nacab realça culturas ameaçadas por Anglo American

Catálogo reúne fotografias de festas como a de Nossa Senhora do Rosário e relatos de moradores que se reuniam para dançar forró e comer biscoito de polvilho

Publicação da Nacab realça culturas ameaçadas por Anglo American
Inventário produzido pela Nacab está disponível online. Foto de capa: Raimundo Nonato Simões Reis

O que se perde com a ação predatória da mineração? A publicação mais recente do Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens (Nacab) mostra que essa resposta é inestimável. O “Inventário Participativo de Celebrações – Catálogo e caminhos para resgate e valorização” reúne registros de celebrações dos municípios Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro e Dom Joaquim, onde está localizado o projeto Minas-Rio da mineradora Anglo American.

Esse é um levantamento feito pela Assessoria Técnica Independente (ATI)-39 da Nacab, que envolveu as comunidades para resgatar suas histórias e valorizar suas manifestações culturais. O resultado foi um catálogo com fotografias de festas como a de Nossa Senhora do Rosário e relatos de moradores que se reuniam para dançar forró e comer biscoito de polvilho.

Para a Nacab, essa é uma maneira de trazer à tona os costumes que estão em risco com a reorganização social imposta pelos desastres e reassentamentos causados pelo projeto Minas-Rio da Anglo American. “Os impactos ambientais e sociais provocados nesse contexto são percebidos no enfraquecimento e diminuição das festas, além das mudanças significativas das dinâmicas de outros momentos de alegria em viver junto. Esses são motivos que levam à saudade e à dor das pessoas ao falarem sobre o passado”, registra.

O catálogo será distribuído às comunidades junto com um calendário nesta semana. É possível acessar a versão virtual por meio deste link.