Qual é a diferença entre o Dia dos Namorados e o Dia de São Valentim?
Muito além de comemorar um santo num determinado dia, o principal motivo dessas celebrações é o mesmo em todo o mundo: celebrar o amor.
Em grande parte do mundo, o amor é comemorado em 14 de fevereiro, mas, no Brasil, essa data é celebrada em 12 de junho. Mas por que isso ocorre? O que faz essa data ser comemorada no Brasil em um dia diferente do escolhido pelo resto do mundo?
O amor ao redor do mundo
Ao longo da história, testemunhamos como a cultura em geral deu um lugar privilegiado ao amor, apontando o dia 14 de fevereiro como a data para celebrá-lo.
Exemplos de como a cultura modelou essa data podem ser encontrados em diferentes áreas artísticas. O âmbito da música, por exemplo, traz diversas canções que referenciam ao amor, independentemente do gênero.
Em termos de televisão, há diferentes séries e novelas que trazem com constância o elemento do romance, mostrando como ele é parte do cotidiano dos seres humanos.
Outra área em que encontramos essas referências de forma massiva é o cinema, pois há um grande número de filmes dedicados a representar o amor e até a esmiuçá-lo, na esperança de entender por que esse sentimento é assim tão potente.
No infográfico do Dia de São Valentim criado pela ExpressVPN, é possível encontrar uma vasta seleção de filmes originários do mundo todo, os quais nos permitem ver como o amor é vivido e expresso para além das fronteiras.
O infográfico traz informações bastante completas, pois, além de indicar filmes famosos sobre o amor romântico, como “Titanic”, também recomenda longas que têm como tópico o amor pelos amigos e por viagens.
A diferença entre o Dia dos Namorados e o Dia de São Valentim
Apesar de a comemoração ocorrer em dias diferentes no Brasil e em outras partes do mundo, como França, Japão ou Estados Unidos, a ideia de celebrar o amor é a mesma em todo o planeta.
O dia 14 de fevereiro tornou-se uma data importante na cultura popular por ser o dia em que se celebra São Valentim. Esse personagem, em meio a uma época repleta de proibições, dedicou-se a promover o amor e a ajudar outras pessoas a unir suas vidas em casamento.
Por sua vez, o dia 12 de junho tornou-se a data em que o amor é tradicionalmente celebrado no Brasil. Isso ocorre porque o Dia dos Namorados é comemorado no jubileu de São Antônio, personalidade muito popular na cultura brasileira por ser de grande auxílio espiritual em matéria de amor.
Nessa data em que se celebra o amor, independentemente de quando é comemorada, vários monumentos se vestem de cores. Na Torre Eiffel, em Paris, são projetados desenhos românticos e cores alusivas ao amor, tudo com o intuito de celebrar esse nobre sentimento.
Da mesma forma, o amor é a razão pela qual o Taj Mahal foi construído na Índia, pois seu propósito original era ser o mausoléu da esposa favorita do imperador Shah Jahan. Construído no século XVII, esse monumento é hoje considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo, além de ser, como comentamos, um símbolo universal do amor.
O Dia dos Namorados e o Dia de São Valentim apenas diferem pela data em que são celebrados. Muito além de comemorar um santo num determinado dia, o principal motivo dessas celebrações é o mesmo em todo o mundo: celebrar o amor.