A falta de pagamento da conta de luz pode implicar em algumas consequências, entre elas a suspensão do fornecimento. Em Minas Gerais, antes da medida mais drástica, a Cemig adota algumas formas de comunicação para evitar a inadimplência. A concessionária emitiu um informativo sobre as condições em que a interrupção pode acontecer e, caso ocorra, como ter o serviço de volta.
A empresa faz a leitura de consumo do medidor de energia nas instalações de seus consumidores em intervalos de aproximadamente 30 dias. No momento da leitura, a fatura é impressa e entregue ao cliente, que tem no mínimo cinco dias úteis para realizar o pagamento.
Quando o pagamento não é realizado, o consumidor recebe na conta seguinte a informação de que há débito vencido e não pago. Essa informação está em destaque na fatura, no campo “reaviso de contas vencidas”. “É importante que o consumidor, ao receber a conta verifique esse campo para identificar possíveis notificações de débitos pendentes. Observar essa informação na conta de luz pode evitar aborrecimentos e custos adicionais ocasionados pela suspensão do fornecimento de energia”, informa Riwardeny Nunes.
Caso a conta não seja quitada em até 15 dias após a notificação, a unidade consumidora passa à condição de corte e pode ter o fornecimento de energia suspenso a qualquer momento. A Cemig mantém canais de informações com os usuários para evitar a inadimplência e a consequente inscrição do titular no serviço de proteção ao crédito, como envio de e-mail, SMS, carta-cobrança, carta de notificação e contato telefônico.
“Os consumidores podem informar à Cemig quando o pagamento é realizado após o vencimento da conta de luz e evitar a suspensão do fornecimento por esse motivo. Basta entrar em contato com a empresa por meio de uma agência ou posto de atendimento Cemig Fácil e apresentar a conta quitada. É importante ressaltar que agendamento bancário não caracteriza a efetividade do pagamento e, portanto, não é comprovante de pagamento”, esclarece Riwardeny Nunes.
É possível que os consumidores que se encontram em situação de inadimplência consigam negociações favoráveis para quitar os débitos. A empresa realiza campanhas com condições e facilidades diferenciadas que permitam os consumidores zerarem as dívidas. A última campanha de negociação realizada pela Cemig foi concluída em fevereiro deste ano e alcançou mais de 80 mil consumidores.
Para ter o serviço de volta após quitar os débitos existentes, basta o consumidor entrar em contato com a Cemig para informar a quitação da dívida e solicitar a religação da energia. Caso queira negociar o débito, o cliente deve se dirigir a uma agência ou posto de atendimento Cemig Fácil. Feita a negociação da dívida à vista ou pagamento da entrada, em caso de parcelamento, a energia pode ser religada.
A perda ou extravio da conta é uma causa recorrente para a não quitação das contas de energia. Para reduzir esse risco, a Cemig disponibiliza o envio da conta por e-mail. A adesão é fácil e gratuita, basta que o cliente comunique à empresa essa opção. O código de barras para pagamento e a segunda via da conta podem ser obtidos pelo Cemig Atende, no site www.cemig.com.br e aplicativo disponível para smartphones e tablets .