Quatro alunos da Escola Antônio Linhares Guerra são apreendidos após briga no bairro Machado, em Itabira

Essa é a segunda briga de estudantes registrada somente nesta semana na cidade. Na quarta-feira, um adolescente de 17 anos foi atingido por uma pedra no Premen

Quatro alunos da Escola Antônio Linhares Guerra são apreendidos após briga no bairro Machado, em Itabira
Escola Estadual Antônio Linhares Guerra em Itabira. Foto: Acervo da Escola Estadual Antônio Linhares Guerra
O conteúdo continua após o anúncio


Na tarde da última quinta-feira (5), por volta das 16h, quatro alunos da Escola Estadual Antônio Linhares Guerra, no bairro Machado, em Itabira, se envolveram em uma briga. Os adolescentes teriam trocado tapas e socos no pátio da instituição. A confusão gerou um tumulto e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) precisou ser acionada para controlar a situação.

Segundo o boletim de ocorrência, uma servidora da escola estadual relatou que o conflito foi interrompido pelos funcionários da própria instituição. O atrito começou quando um dos adolescentes cobrou da mãe de outro jovem o valor referente à venda de uma camisa. Um terceiro estudante, amigo do comprador, confrontou o vendedor, o que deu início à briga generalizada.

Ainda conforme o boletim de ocorrência, foi encontrado e apreendido um canivete jogado em uma área de vegetação, que estaria com um dos envolvidos na confusão. Os adolescentes — três com 15 anos e um de 16 — foram apreendidos e encaminhados à delegacia da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), acompanhados pelos responsáveis, para as devidas providências.

Escola se pronuncia oficialmente

A Escola Estadual Antônio Linhares Guerra publicou em seu perfil no Instagram uma nota oficial sobre o caso. O documento é assinado por Fabrício Batista, diretor da instituição. Confira na íntegra:

“Na tarde de hoje, vivenciamos cenas lamentáveis e violentas no intervalo de nossa escola. Tais cenas não condizem com o esforço que todos os profissionais de nossa escola empenham em seu dia a dia, que dedicam o seu melhor para que nossos estudantes tenham um ambiente digno e seguro.

Infelizmente, temos percebido uma escalada da violência em nossa sociedade e a escola também sofre com isso. Hoje tomamos todas as medidas cabíveis junto a polícia militar e gostaria de reforçar com toda comunidade escolar o compromisso, mais uma vez, na construção de uma escola segura e digna para todos nossos estudantes.

Sabemos da confiança que muitos depositam em nós e saibam que valorizamos muito tal ação. A história de nossa escola se mistura com a história de crescimento de nossa comunidade e temos certeza que juntos conseguiremos superar todos desafios apresentados em nosso caminho. Por uma cultura de paz em nossas escolas”.

Violência entre estudantes

Esse é o segundo episódio de violência envolvendo alunos itabiranos registrado somente nesta semana. Na noite de quarta-feira (4), um estudante de 17 anos foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) após ser atingido com uma pedrada na cabeça durante uma briga envolvendo estudantes da Escola Estadual Trajano Procópio Silva Monteiro (Premen).

Devido ao golpe com a pedra provocado por outro jovem, a vítima sofreu um corte na cabeça e teve perda de memória recente. O aluno foi socorrido pela unidade médica com consciência e levado até ao Pronto-Socorro Municipal de Itabira.