O serviço de radioterapia do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), em Itabira, deverá estar pronto para uso em janeiro de 2022. A previsão é do deputado federal Reginaldo Lopes (PT), que acompanha de perto o processo desde sua interlocução com o Governo Federal. O parlamentar esteve na cidade na manhã desta sexta-feira (1º/11) e falou sobre a liberação de mais R$ 1 milhão em emendas para a Oncologia no HNSD, dinheiro que será investido na aquisição de um aparelho de braquiterapia.
Reginaldo comentou que Itabira é uma das 80 cidades do Brasil tidas como polo regional inseridas no Programa Nacional de Oncologia. Uma das etapas desse projeto é a expansão da radioterapia, serviço em fase de implantação no HNSD. Atualmente, o Nossa Senhora das Dores oferece a quimioterapia e as cirurgias oncológicas. Pacientes que necessitam da radioterapia ainda precisam se deslocar para Belo Horizonte.
O HNSD já teve o projeto de construção do bunker aprovado pelo Ministério da Saúde. A expectativa é de que as obras tenham início ainda neste fim de ano. O aparelho para a aplicação da radioterapia, chamado de acelerador linear, já está em construção, na cidade de Jundiaí. O equipamento tem tecnologia americana, mas recebe alguns componentes nacionais na fabricação. Todo o investimento tem verba do Governo Federal e pode chegar a R$ 10 milhões.
“Espero quem a partir de janeiro de 2022, Itabira tenha o mais moderno tratamento de enfrentamento ao câncer. Será um ganho para a saúde e para a alta complexidade não só do município, mas para toda a região”, disse Reginaldo Lopes, em visita ao gabinete do presidente da Câmara de Vereadores de Itabira, Heraldo Noronha (PTB).
Braquiterapia
Além do acelerador linear, o projeto de radioterapia em Itabira inclui um aparelho de braquiterapia. Também chamada de radioterapia interna, o equipamento permite a inserção de uma fonte de radiação na área exata onde está a célula cancerígena. É recomendado, especialmente, para tumores no colo do útero e na próstata.
O investimento na braquiterapia será na ordem de R$ 1,5 milhão, segundo o deputado Reginaldo Lopes. De acordo com o parlamentar, R$ 1 milhão em emendas já está disponível para o município e outros R$ 500 mil serão liberados no ano que vem. Devido ao fato de Itabira ter uma gestão plena na área de saúde, o dinheiro precisa passar antes pelos cofres da Prefeitura e, aí sim, chegar ao HNSD.
Movimento da comunidade
Outro deputado que visitou Itabira nesta manhã de sexta-feira foi o estadual Cristiano Silveira (PT), que tem atuação combinada com Reginaldo Lopes. Ele elogiou o trabalho feito em Itabira na área da Oncologia e pediu que o projeto não esteja atrelado a partidos políticos, mas que seja um “movimento da comunidade”.
“A ideia é que a cidade de Itabira, que é uma cidade polo importante, possa ofertar para toda a região um serviço de oncologia de qualidade. Todo mundo sabe que um dos momentos mais dramáticos da nossa vida é quando se tem que lidar com uma doença como essa, seja com a gente ou com algum familiar. E a doença, que já traz tanto transtorno, tanto físico quanto emocional, para quem vive aqui na região ainda tem o fato complicador de ter que se deslocar para outra cidade. Isso, daqui a pouco, estará resolvido”, disse Silveira.

