Radioterapia no HNSD terá início em 2022, estima deputado federal

Além do acelerador linear, já em construção, Itabira terá também um aparelho de braquiterapia, que tem parte da verba já está garantida

Radioterapia no HNSD terá início em 2022, estima deputado federal
Deputados Reginaldo Lopes e Cristiano Silveira visitaram a Câmara de Itabira nesta sexta-feira – Foto: Rodrigo Andrade/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


O serviço de radioterapia do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), em Itabira, deverá estar pronto para uso em janeiro de 2022. A previsão é do deputado federal Reginaldo Lopes (PT), que acompanha de perto o processo desde sua interlocução com o Governo Federal. O parlamentar esteve na cidade na manhã desta sexta-feira (1º/11) e falou sobre a liberação de mais R$ 1 milhão em emendas para a Oncologia no HNSD, dinheiro que será investido na aquisição de um aparelho de braquiterapia.

Reginaldo comentou que Itabira é uma das 80 cidades do Brasil tidas como polo regional inseridas no Programa Nacional de Oncologia. Uma das etapas desse projeto é a expansão da radioterapia, serviço em fase de implantação no HNSD. Atualmente, o Nossa Senhora das Dores oferece a quimioterapia e as cirurgias oncológicas. Pacientes que necessitam da radioterapia ainda precisam se deslocar para Belo Horizonte.

O HNSD já teve o projeto de construção do bunker aprovado pelo Ministério da Saúde. A expectativa é de que as obras tenham início ainda neste fim de ano. O aparelho para a aplicação da radioterapia, chamado de acelerador linear, já está em construção, na cidade de Jundiaí. O equipamento tem tecnologia americana, mas recebe alguns componentes nacionais na fabricação. Todo o investimento tem verba do Governo Federal e pode chegar a R$ 10 milhões.

“Espero quem a partir de janeiro de 2022, Itabira tenha o mais moderno tratamento de enfrentamento ao câncer. Será um ganho para a saúde e para a alta complexidade não só do município, mas para toda a região”, disse Reginaldo Lopes, em visita ao gabinete do presidente da Câmara de Vereadores de Itabira, Heraldo Noronha (PTB).

Deputados conversaram com vereadores de Itabira – Foto: Rodrigo Andrade/DeFato

Braquiterapia

Além do acelerador linear, o projeto de radioterapia em Itabira inclui um aparelho de braquiterapia. Também chamada de radioterapia interna, o equipamento permite a inserção de uma fonte de radiação na área exata onde está a célula cancerígena. É recomendado, especialmente, para tumores no colo do útero e na próstata.

O investimento na braquiterapia será na ordem de R$ 1,5 milhão, segundo o deputado Reginaldo Lopes. De acordo com o parlamentar, R$ 1 milhão em emendas já está disponível para o município e outros R$ 500 mil serão liberados no ano que vem. Devido ao fato de Itabira ter uma gestão plena na área de saúde, o dinheiro precisa passar antes pelos cofres da Prefeitura e, aí sim, chegar ao HNSD.

O aparelho de braquiterapia permite aplicação interna da radiação em pacientes – Foto: Imagem ilustrativa

Movimento da comunidade

Outro deputado que visitou Itabira nesta manhã de sexta-feira foi o estadual Cristiano Silveira (PT), que tem atuação combinada com Reginaldo Lopes. Ele elogiou o trabalho feito em Itabira na área da Oncologia e pediu que o projeto não esteja atrelado a partidos políticos, mas que seja um “movimento da comunidade”.

“A ideia é que a cidade de Itabira, que é uma cidade polo importante, possa ofertar para toda a região um serviço de oncologia de qualidade. Todo mundo sabe que um dos momentos mais dramáticos da nossa vida é quando se tem que lidar com uma doença como essa, seja com a gente ou com algum familiar. E a doença, que já traz tanto transtorno, tanto físico quanto emocional, para quem vive aqui na região ainda tem o fato complicador de ter que se deslocar para outra cidade. Isso, daqui a pouco, estará resolvido”, disse Silveira.