Reajuste da tarifa do transporte coletivo da Região Metropolitana de Belo Horizonte entra em vigor em janeiro
O sistema de transporte metropolitano conta com 636 linhas em operação e realiza, em média, até 14 mil viagens por dia útil, atendendo cerca de 650 mil usuários diariamente.
As tarifas do transporte coletivo que atende os 34 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) serão reajustadas a partir de zero hora do dia 9/1 de 2025, conforme estabelecido em contrato, que prevê a revisão anual dos valores.
A Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) analisou o pedido de reajuste de 8,70% feito pelas operadoras e autorizou um aumento de 6,49%. Com isso, o valor da tarifa preponderante passará de R$ 7,70 para R$ 8,20.
O reajuste, de acordo com a Seinfra, é necessário para assegurar a operacionalização do sistema, considerando a inflação do período, a atualização dos insumos mais relevantes e a correção dos custos contratuais com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
O sistema de transporte metropolitano conta com 636 linhas em operação e realiza, em média, até 14 mil viagens por dia útil, atendendo cerca de 650 mil usuários diariamente.
Renovação de frota
este ano, o Governo de Minas investiu na modernização do transporte público da RMBH, com a aquisição de novos ônibus, viabilizada junto às empresas, por meio do acordo firmado em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG) e Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
Até o momento, 224 veículos foram entregues, dos quais 180 já estão em operação. Até o final de 2025, 850 veículos estarão incorporados ao sistema, renovando um terço da frota total e oferecendo mais segurança, agilidade e conforto à população.