Realizado em Minas Gerais e Rio de Janeiro, programa gratuito Semear Esportes entra na terceira fase de execução
O projeto, que é gratuito, oferece aulas de futsal e voleibol para crianças de oito a 16 anos

Aprimorar as habilidades esportivas, promover hábitos saudáveis, criar memórias duradouras e fortalecer os laços comunitários. São esses os objetivos do Semear Esportes 3. Executado pelo Instituto Mais Ação, com sede em Belo Horizonte, o programa conta com os patrocínios da AngloGold Ashanti e MRS Logística, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal. A terceira fase do projeto, que é gratuito, teve início no dia 2 de junho e as modalidades oficiais são futsal e voleibol — tendo como público-alvo crianças de oito a 16 anos, meninos e meninas.
O projeto acontece nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Em Minas, está nos municípios de Caeté, Carandaí, Contagem, Juiz de Fora, Nova Lima, Raposos, Sabará e Santa Bárbara. Já no Rio, as cidades contempladas são Itaguaí, Paraíba do Sul e São João de Meriti.
Além das aulas regulares de futsal e voleibol, o Semear se destaca por sua abordagem holística, que inclui a realização de festivais esportivos, amistosos e outras atividades que incentivam o espírito de competição saudável e o trabalho em equipe. Também incentiva a educação por meio de aulas de inglês online, palestras e oficinas de redação.
Segundo o gerente de Desenvolvimento Social da AngloGold Ashanti, Fernando Claudio, incentivar a prática de esportes é uma forma de contribuir para a melhoria da qualidade de vida nas cidades onde a empresa está presente. “Para além do esporte, este é um projeto de transformação do cidadão, de construção de uma sociedade mais preparada para o convívio e o desenvolvimento em grupo”, disse.
“O Semear se destaca graças a sua organização e estrutura. E o resultado está no rosto dos beneficiados e dos pais, fica nítido que o Semear é valioso para eles. Através das aulas de futsal, voleibol e inglês, temos a oportunidade de transformar a vida dessas crianças”, enfatiza o analista de Relacionamento Institucional da MRS Logística, Bernard Bedim.
No seu terceiro ciclo de execução, o Semear Esportes já atendeu gratuitamente mais de três mil crianças e adolescentes, em 13 municípios.
Outros projetos
O Semear não é o único programa gratuito executado pelo Mais Ação, a instituição também é responsável pelos projetos:
- Sementinhas do Esporte 2: projeto educacional de futsal para meninos e meninas de seis a 12 anos, com núcleos nos estados do Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe. Patrocinado pelas empresas AES, Bayer, Crown, Gerdau, Machado Meyer, Ultra e Unipar, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo Federal;
- Sementinhas do Esporte 3: projeto educacional de futsal para meninos e meninas de seis a 12 anos, com núcleos em Catas Altas, Itabira, Rio Piracicaba e São Gonçalo do Rio Abaixo, todos em Minas Gerais. Patrocinado pela Vale, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo Federal;
- Mais Ação Voleibol: projeto de rendimento de voleibol, para meninas de 12 a 17 anos, executado nas cidades mineiras de Belo Horizonte e Contagem. Patrocinado pelo Supermercados BH, Baldini, Fisiocorpore, Elektra Automação, Gatti Contabilidade e Patrus Transportes, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, do Governo do Estado de Minas Gerais;
- Mais Ação Olímpico: projeto de futebol de campo, para meninos de 11 a 14 anos. Executado em Itatiaiuçu, em Minas Gerais, e patrocinado pela ArcelorMittal, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, do Governo do Estado de Minas Gerais.
Para outras informações acesse o site institutomaisacao.com.br ou entre em contato pelo telefone (31) 9 8321-4554.