Receita faz alerta contra e-mail falso
A Receita Federal alertou ontem os contribuintes que a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física continua sendo motivo, em 2009, para golpes na Internet. O órgão informa que muitos contribuintes estão reclamando de e-mails enviados em nome da Receita, de outros órgãos públicos, ou empresas privadas, mas que, na realidade, tratam-se de mensagens falsas. "Quadrilhas […]
A Receita Federal alertou ontem os contribuintes que a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física continua sendo motivo, em 2009, para golpes na Internet.
O órgão informa que muitos contribuintes estão reclamando de e-mails enviados em nome da Receita, de outros órgãos públicos, ou empresas privadas, mas que, na realidade, tratam-se de mensagens falsas. "Quadrilhas especializadas em crimes pela Internet tentam obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e principalmente financeiras dos contribuintes.
Estas mensagens cada dia mais criativas e sempre invocando "urgência" iludem o cidadão com a apresentação de telas que misturam instruções verdadeiras e falsas, que usam nomes e timbres oficiais", informou a Receita Federal. Segundo o órgão, os e-mails informam, por exemplo, que "o CPF está cancelado ou pendente de regularização".
Em seguida estimulam o contribuinte a responder questionamentos ou instalam programas nos computadores utilizados, que assim, acabam por repassar, a estes fraudadores, dados pessoais e fiscais, inclusive senhas", diz o Fisco.