Região da Pampulha registrou, em 2 horas, 17% da chuva esperada para todo o mês em BH
Os bairros da regional registram 58 milímetros de chuva em apenas duas horas
A Região da Pampulha registrou, na noite dessa quinta-feira (16), 58 mm de chuva em apenas 2 horas, o que representa mais de 17% do esperado para todo o mês de janeiro em Belo Horizonte. Em Venda Nova, a situação também foi alarmante: o índice de chuva chegou a mais de 15% do esperado para todo o mês, com 51,5 mm em apenas duas horas.
O prefeito em exercício de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União), visitou, na manhã desta sexta-feira (17), a Região de Venda Nova para avaliar os danos provocados pela chuva. A Avenida Vilarinho foi inundada nessa quinta-feira devido a forte chuva registrada na capital mineira. Comércios e casas foram invadidas pela água e móveis e outros bens ficaram danificados.
Em entrevista coletiva, Álvaro Damião disse que a bacia de contenção de Venda Nova conseguiu reter um grande volume de água, mesmo funcionando parcialmente.
“Foram mais de 50 milímetros em uma hora. Foi uma pancada de chuva que Belo Horizonte sofreu. Infelizmente, os danos acontecem, e aconteceram. E não foi só aqui na Vilarinho. Aconteceu também na Teresa Cristina, mas as bacias que estão operando, as que operam 100% e as que operam parcialmente, como é o caso daqui da Vilarinho, que está 60%, conseguiu segurar 60 milhões de metros cúbicos de água. Os danos seriam muito maiores. Essa é a nossa preocupação. Preservar as vidas e não ter danos materiais para ninguém”, disse o prefeito em exercício de Belo Horizonte.
Desde a noite de quinta-feira, agentes da Defesa Civil auxiliam moradores e comerciantes que tiveram os imóveis atingidos. Não foi divulgado o número de pessoas afetadas pelas enchentes.