Itabira e região registram aumento nos casos de Covid-19; veja números

João Monlevade, Itabira e Santa Bárbara são os municípios com mais pessoas infectadas

Itabira e região registram aumento nos casos de Covid-19; veja números
Vacina na praça ofereceu imunizantes contra Covid-19 em João Monlevade. Foto: Ernane Motta/ Acom PMJM

Uma nova onda de Covid-19 tem alertado profissionais da saúde na região. As últimas semanas epidemiológicas apresentaram um aumento significativo no número de casos, com óbitos confirmados.

O município mais preocupante é João Monlevade, com 338 casos e oito óbitos. O segundo é Itabira, com 221 casos e duas mortes. Na lista, o município de Santa Bárbara também se destaca, com 171 infecções, sendo que quatro pessoas morreram.

Incidência de Covid-19 teve aumento nas últimas semanas. Gráfico: Mariana Ribeiro/DeFato Online

A Prefeitura de João Monlevade atribui o aumento de casos no município ao surgimento de uma nova subvariante. Popularmente chamada de Eris, a nova variante do vírus tem se espalhado por todo o mundo.

Para conter a infecção, a administração municipal aposta em campanhas de vacinação. Na última semana, aconteceu o Vacina na Praça, que disponibilizou diversos tipos de vacina, inclusive contra a Covid-19, na Praça do Povo de 7h as 13h, entre segunda (6) e sábado (11). “Além disso, todas as vacinas contra o Coronavírus são disponibilizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município”, informa a prefeitura.

Procuradas pela reportagem da DeFato, as prefeituras de Itabira e Santa Bárbara ainda não se manifestaram.

Dados das últimas semanas epidemiológicas apontam pico de Covid-19 em Itabira. Gráfico: Mariana Ribeiro/ DeFato Online

Outros municípios apresentaram números menores, mas que também merecem atenção. Barão de Cocais teve 123 pessoas infectadas pelo vírus, enquanto São Gonçalo do Rio Abaixo teve 109.