Reinaldo Santos, prefeito de Santa Maria de Itabira, assume a presidência do Ciscel
Além de Reinaldo Santos, fazem parte da nova diretoria: Raimundo Menezes, Ronaldo Agapito, Alcemir Moreira e Cleidileny Chaves.
Na manhã desta segunda-feira (6), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itabira, foi realizada a solenidade de posse da nova presidência do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro-Leste (Ciscel), para o biênio 2023-2024. A entidade terá como presidente o prefeito de Santa Maria de Itabira, Reinaldo das Dores Santos (PSD), e o vice-presidente será Raimundo Menezes de Carvalho Filho “Diquinho” (PSD), que é prefeito de Ferros. A nova diretoria pretende ampliar a oferta de casas de apoio e buscar recursos, sobretudo nas esferas estaduais e federais, para expandir a capacidade de atendimento.
Em seu discurso de posse, Reinaldo Santos destacou algumas das prioridades que terá à frente do consórcio: “O maior objetivo é humanizar os serviços prestados pela entidade. Precisamos ampliar o número de especialidades e de parcerias para reduzir o tempo de espera; buscar recursos estaduais e federais para a compra de mais equipamentos; oferecer compras compartilhadas de medicamentos e insumos aos municípios, reduzindo os custos; e também precisamos garantir casas de apoio para dar mais conforto aos pacientes”.
“Hoje somos doze cidades com quase 300 mil pessoas no total. Cada gestor sabe das necessidades e da realidade do seu município, por isso precisamos trabalhar juntos pelo fortalecimento do consórcio. Juntos somos mais fortes”, afirmou Reinaldo Santos.
O vice-presidente Diquinho, que iniciará o seu quarto mandato na diretoria do consórcio, ressaltou da luta diária dos membros e servidores do Ciscel. “Peguei o Ciscel caminhando ainda e hoje vejo o desenvolvimento e a importância do consórcio para o tratamento e assistência de saúde da população é fundamental. Por isso aceitei o convite do Reinaldo [para compor a diretoria]”.
Conselho fiscal
Além da nova diretoria, o Ciscel contará com novos conselheiros fiscais: Ronaldo Agapito de Sá (PL), prefeito de Passabém; Alcemir Moreira (DEM), prefeito de Santa Bárbara; e Cleidileny Chaves (PP), prefeita de Itambé.
Para Cleidileny, “cada município tem um problema diferente e suas particularidades. Unir essas ideias, conversar com todos e saber que as vezes a medida usada em uma cidade pode ser diferente em outra, é primordial pra gente conseguir avançar nessa gestão 2023/2024”.
Já Alcemir Moreira ressaltou a importância do consórcio para atender as necessidades dos municípios. ”Estaremos juntos com o Reinaldo para que possamos atender as necessidades do consórcio e entregar mais serviços de qualidade à população, que espera muito de nós prefeitos. A nossa união faz com que o consórcio conquiste mais serviços que os municípios necessitam. Vamos torcer pra dar tudo certo. Tenho certeza que o Ciscel está em boas mãos”.
Plateia ilustre
A cerimônia de posse desta segunda-feira contou com importante participações. O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB), esteve no auditório da CDL Itabira para a transmissão de cargo — já que ele deixava a presidência do Ciscel após dois anos no comando da entidade.
O evento também reuniu autoridades políticas da região, servidores do Ciscel e representantes de entidades de saúde. Entre eles o deputado federal Diego Andrade (PSD); a secretária adjunta da Gerência Regional de Saúde (GRS), Clarissa Drummond; o secretário executivo do Ciscel, Maurício Mendes; o vice-prefeito de Santa Maria de Itabira, André Lúcio Torres (PRB); o vice-prefeito de Itambé, Newton Rogério Pena (Patriota); o provedor do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), Márcio Antônio Labruna; e o diretor executivo do HNSD, Alexandre José Coelho.
Confira algumas fotos da solenidade: