Revendedoras de gás itabiranas abaixam R$7 no valor do botijão
O gás de cozinha teve uma redução 21,3%, o que representa a queda de R$8,97 no valor do botijão de 13kg
Após o anúncio da Petrobras sobre a redução de preços do gás liquefeito de petróleo (GLP) vendido para as distribuidoras, algumas revendedoras itabiranas já estão praticando novos valores na cidade. Nesta sexta-feira (19) a DeFato entrou em contato com oito estabelecimentos e constatou que todos eles reduziram o valor do botijão de 13kg em R$7. No geral, o produto está oscilando entre R$125,00 e R$123,00, podendo chegar a R$120,00 com uma boa negociação. Em apenas uma revendedora a queda registrada foi de R$5,00. No entanto, o valor antigo do gás no local era mais barato do que na concorrência. Confira a lista completa.
O gás de cozinha teve uma redução 21,3%, o que representa a queda de R$8,97 no valor do botijão de 13kg. Além da redução do GLP, a Petrobrás também reduziu os preços dos combustíveis para as distribuidoras, com 12,6% na redução da gasolina (R$0,40) e 12,8% no diesel (R$0,44). A reportagem da DeFato esteve em contato com o Procon de Itabira e o órgão afirmou que vem mantendo a fiscalização dos postos de combustíveis e revendedoras de gás desde setembro de 2022. O órgão já está monitorando a redução de preços dos produtos na cidade.
Confira os locais onde obtivemos retorno e os valores
- Revendedora no bairro Gabiroba: Valor antigo: R$130,00. Novo valor: R$123,00
- Revendedora no bairro Amazonas: Valor antigo: R$130,00. Novo valor: R$125,00, negociável até R$120,00.
- Revendedora no bairro Major Lage de Cima: Valor antigo: R$135,00. Novo valor: R$128,00
- Revendedora no bairro Major Lage de Baixo: Valor antigo: R$135,00. Novo valor: R$128,00
- Revendedora no bairro São Pedro: Valor antigo: R$130,00. Novo valor: R$123,00
- Revendedora no bairro Praia: Valor antigo: R$130,00. Novo valor: R$123,00
- Revendedora no bairro Colina da Praia: Valor antigo: R$128,00. Novo valor: R$123,00
- Revendedora no bairro Vila Santa Rosa: Valor antigo: R$130,00. Novo valor: R$123,00
Mudanças na estratégia comercial
A Petrobras também informou que sua Diretoria Executiva aprovou, na última segunda-feira (15), nova estratégia comercial para definição de preços de diesel e gasolina da estatal, em substituição à política que vinha sendo usada em suas refinarias. A nova estratégia usa referências de mercado como: o custo alternativo do cliente, que será priorizado na precificação; e o valor marginal para a Petrobras.
Em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a estatal explica que o custo alternativo do cliente contempla as principais alternativas de suprimento, sejam fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos; já o valor marginal para a Petrobras é baseado no custo de oportunidade dadas às diversas alternativas para a companhia dentre elas, produção, importação e exportação do referido produto e/ou dos petróleos utilizados no refino.
Segundo a Petrobras, “os reajustes continuarão sendo feitos sem periodicidade definida, evitando o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio”.
Além disso, as decisões relativas à estratégia comercial continuam sendo subordinadas ao Grupo Executivo de Mercado e Preço, composto pelo presidente da companhia, o diretor executivo de Logística, Comercialização e Mercados e o diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores.
A estratégia comercial está alinhada com a Diretriz de Formação de Preços no Mercado Interno aprovada pelo Conselho de Administração em 27 de julho de 2022 e tem como premissa preços competitivos por polo de venda, em equilíbrio com os mercados nacional e internacional, levando em consideração a melhor alternativa acessível aos clientes.
“Essa estratégia permite a Petrobras competir de forma mais eficiente, levando em consideração a sua participação no mercado, para otimização dos seus ativos de refino, e a rentabilidade de maneira sustentável”, afirma a estatal, acrescentando que passará a ter mais flexibilidade para praticar preços competitivos, se valendo de suas melhores condições de produção e logística e disputando mercado com outros atores que comercializam combustíveis no Brasil, como distribuidores e importadores.
O fato relevante ainda afirma que a precificação competitiva mantém um patamar de preço que garante a realização de investimentos previstos no Planejamento Estratégico, sob a premissa de manutenção da sustentabilidade financeira da companhia.
“A Petrobras reforça seu compromisso com a geração de valor e com sua sustentabilidade financeira de longo prazo, preservando a sua atuação em equilíbrio com o mercado”, completa a petroleira.