Rio de Janeiro: com mil agentes, polícia realiza operações na Vila Cruzeiro, Complexo da Maré e Cidade de Deus
A operação foi desencadeada depois que uma investigações mostrou criminosos da Maré usando espaço público de lazer para treinamento em táticas de guerrilha
Mil policiais fazem, nesta segunda-feira (9), ações em três conjuntos de favelas do Rio de Janeiro. Os agentes das forças de segurança do Estado atuam na Vila Cruzeiro (Complexo da Penha), Complexo da Maré e Cidade de Deus. As iniciativas fazem parte da Operação Maré, anunciada no fim de setembro pelo governo fluminense, em parceria com a União. Os trabalhos de hoje também estão relacionados ao assassinato de três médicos, na última semana, possivelmente por membros do Comando Vermelho, facção criminosa que atua nas comunidades.
A operação foi desencadeada depois que investigações policiais mostrarem criminosos da Maré, na zona Norte do Rio de Janeiro, usando um espaço público de lazer para treinar seus homens em táticas de guerrilha. O governo fluminense já havia anunciado que ações poderiam ser realizadas também em outras comunidades.
Tanto a Cidade de Deus, na zona Oeste, quanto o Complexo da Penha, na zona Norte, são controlados pelo Comando Vermelho, facção criminosa cujos integrantes, segundo a polícia, estariam envolvidos na morte dos três médicos na semana passada, na Barra da Tijuca.
Ainda não há informações sobre os objetivos específicos das ações desta segunda-feira. Não há participação de forças de segurança federais.