Rio e Niterói disputam o Pan de 2031 com Assunção

Concorrentes têm até abril para apresentar seu projeto final à entidade organizadora dos jogos

Rio e Niterói disputam o Pan de 2031 com Assunção
Cerimônia de apresentação da candidatura dupla de Rio e Niterói. Foto: Rafael Belo

Há apenas duas candidaturas para sediar a edição 2031 do PAN, os Jogos Panamericanos, a de Assunção (Paraguai) e a conjunta das cidades do Rio de Janeiro e de Niterói. É o que informou no último sábado (1) a Panam Sports, entidade responsável pela organização dos Jogos Pan-Americanos. O Rio de Janeiro sediou os jogos em 2007.

Agora, as duas candidaturas têm que cumprir uma série de exigências até o dia 30 de abril. É nessa data que deverão enviar à Panam Sports o Dossiê de Candidatura. Portanto, a candidatura que não cumprir todos os requisitos solicitados pelo Panam Sports será desclassificada da disputa.

No dia 1º de maio, a Panam Sports oficializará, enfim, as candidaturas. Assim, a entidade criará uma Comissão Avaliadora que analisará todos os aspectos relacionados à candidatura. Também caberá à comissão acompanhar e visitar cada uma das cidades candidatas.

Candidatura brasileira

O anúncio da Panam Sports é feito alguns dias após o Comitê Olímpico do Brasil (COB) aprovar a candidatura conjunta das cidades do Rio de Janeiro e Niterói aos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031. As duas cidades foram as únicas candidatas do Brasil para sediar os eventos. São Paulo, contudo, desistiu do pleito no dia 16 de janeiro e declarou apoio a elas.

A candidatura conta com o apoio do Governo Federal. No final de janeiro os prefeitos do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e de Niterói, Rodrigo Neves, estiveram no Palácio do Planalto, em Brasília. Na ocasião conversaram com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para angariar apoio à candidatura. Foi, então, assinada uma carta de garantias, em nome do Governo Federal, para ser apresentada à Panam Sports.

A última vez que o Brasil sediou os Jogos Pan-Americanos foi em 2007, no Rio de Janeiro. A cidade, aliás, foi palco dos Jogos Olímpicos de 2016 e uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. Essa experiência acumulada ao longo dos últimos anos é uma das apostas da candidatura para ser bem-sucedida.

Com informações da Agência Brasil.