Rodovia Fernão Dias terá novos radares e rampa de escape
A concessionária quer instalar uma rampa de escape no km 525 da Fernão Dias, na altura de Brumadinho, na Grande BH
A Rodovia Fernão Dias, que liga Belo Horizonte a São Paulo, deve ganhar novos radares de velocidade, para evitar acidentes em pontos críticos. A informação foi dada por representantes da Arteris, concessionária que administra a rodovia, na Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta terça-feira (12).
Foram identificados 32 pontos com altos índices de acidentes na Fernão Dias (o trecho sul da BR-381), que, segundo os representantes da concessionária, receberão esses equipamentos em 2024. Desse total, 27 serão instalados em Minas Gerais, três deles na Serra de Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), um dos trechos mais perigosos da rodovia, onde foi registrado o acidente com torcedores do Corinthians.
O deputado Lucas Lasmar (Rede), que solicitou a realização da audiência, lembrou que esse trecho de 14 quilômetros de extensão é preocupante porque é sinuoso, com curvas fechadas em uma descida forte e tem grande volume de tráfego, especialmente de caminhões.
Por isso, o deputado também considera fundamental a implantação de uma rampa de escape na região. Essa estrutura consiste em um prolongamento da estrada, projetado para reduzir a velocidade dos caminhões em declives acentuados, evitando a ocorrência de acidentes graves.
A Arteris já dialogou com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sobre a instalação de uma rampa de escape no km 525 da Fernão Dias, na altura de Brumadinho, na Grande BH. Segundo o diretor de Operações da concessionária, Ricardo Luís Silva, o projeto executivo já está sendo elaborado e a expectativa é de que ele fique pronto em meados de 2024. A construção da estrutura terá início após a aprovação da ANTT.