Rodovias que dão acesso ao Pico da Bandeira passam por obras de infraestrutura

Os investimentos na região têm proporcionado melhorias nas estradas e representam o aporte de recursos da ordem de mais de R$ 100 milhões

Rodovias que dão acesso ao Pico da Bandeira passam por obras de infraestrutura
Foto: Divulgação/DER-MG

Diversas rodovias que levam ao Parque Nacional do Caparaó, onde está localizado o Pico da Bandeira, em Minas Gerais, passam por obras de melhorias viárias. Os serviços estão sendo executados pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), regional de Manhumirim, unidade responsável por manter e conservar quase 600 quilômetros de rodovias. É o caso das AMGs 2955 e 2985, acessos a Caparaó e Alto Caparaó, respectivamente, municípios que abrigam dezenas de pousadas e hotéis.

Conforme dados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em 2023, o parque registrou o acesso de quase 120 mil visitantes e, neste ano, já foram contabilizados cerca de 58 mil até junho.

Para o coordenador regional do DER-MG de Manhumirim, Marcos Alexandre Saldanha de Oliveira, os investimentos na região têm proporcionado melhorias nas estradas e representam o aporte de recursos da ordem de mais de R$ 100 milhões. “São obras fundamentais e estruturantes que impulsionam o turismo, bem como contribuem para o desenvolvimento da economia vocacionada para o plantio de café premium”, destaca.

Rodovias que dão acesso ao Pico da Bandeira passam por obras de infraestrutura
Foto: Divulgação/DER-MG

Pico da Bandeira

O Pico da Bandeira é o ponto mais alto dos estados do Espírito Santo e de Minas Gerais e, também, de toda a região Sudeste do Brasil. É também o terceiro ponto mais alto do País, com 2.891,32 metros de altitude.

O pico está localizado no Parque Nacional do Caparaó, na divisa entre os municípios de Ibitirama (Espírito Santo) e Alto Caparaó (Minas Gerais). A região é um dos destinos mais procurados pelos adeptos do montanhismo no Brasil.

Além das trilhas, os visitantes podem aproveitar banhos de cachoeira e piscinas naturais, observar o visual deslumbrante da Serra do Caparaó e região, com belos espetáculos no alvorecer e pôr do sol.

O parque tem quatro áreas de acampamento pela portaria de Alto Caparaó, em Minas — “Tronqueira” e “Terreirão” -— e pela Portaria de Pedra Menina, no Espírito Santo — “Macieira” e “Casa Queimada” —, com sanitários, lava-pratos, mesas, bancos e quiosques (estes últimos apenas na “Tronqueira”) e, ainda, churrasqueiras nas áreas de visitação denominadas “Vale Verde” e “Macieira”. Caminhadas em áreas de florestas e, especialmente, pelos campos de altitude são outras atrações do local.

Rodovias que dão acesso ao Pico da Bandeira passam por obras de infraestrutura
Pico da Bandeira – Foto: Divulgação/DER-MG

* Com informações do DER-MG.