Saiba como sacar abonos atrasados do PIS/PASEP
Os trabalhadores que ainda não sacaram poderão resgatar os valores até o fim do ano
Os trabalhadores que não sacara o valor referente a seu abono salarial PIS/PASEP de anos anteriores podem, ainda, resgatar o dinheiro. Para esse público, é possível fazê-lo até o fim do ano.
Fazer o saque
Para sacar o valor, é necessário que o trabalhador faça uma requisição formal de reemissão do dinheiro. O pedido pode ser feito:
- De forma presencial nas regionais do Ministério do Trabalho, com um documento original com foto, para que seja feita a abertura de um recurso administrativo
- por e-mail: [email protected], digitando a sigla do estado em que o trabalhador reside no lugar de “uf”
Em caso de solicitação da reemissão do valor, o profissional terá até dia 29 de dezembro de 2022 para sacar o dinheiro. E, caso não efetue o saque, só poderá fazê-lo no calendário do próximo ano, solicitando, novamente, a reemissão.
Quem tem direito
Os trabalhadores com direito ao abono salarial são aqueles que receberam, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e exerceram atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias naquele ano.
É necessário também que o trabalhador já estivesse inscrito no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos no ano de referência, e com os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou eSocial, segundo a categoria da empresa.
O PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado sendo pago na Caixa Econômica Federal. O Pasep é pago para servidores públicos por meio do Banco do Brasil.
Consultas
É possível fazer uma consulta para saber se têm direito ao abono salarial. A consulta é feita por meio do telefone 158, ou do aplicativo Carteira de Trabalho Digital.