Saiba os dias e horários de funcionamento do Parque Estadual Mata do Limoeiro

Conheça o período de funcionamento da Mata do Limoeiro e seus principais atrativos segundo a prefeitura de Itabira e o IEF

Saiba os dias e horários de funcionamento do Parque Estadual Mata do Limoeiro
Mata do Limoeiro está no distrito de Ipoema, no município de Itabira. Foto: Alex Amaral/Parque Estadual Mata do Limoeiro

O Parque Estadual Mata do Limoeiro está no distrito de Ipoema, no município de Itabira. Com diversas atrações ecológicas, como trilhas e cachoeiras, preserva os biomas Cerrado e Mata Atlântica.

Localizado na Fazenda Santa Rosa, o parque está aberto de terça-feira a domingo entre 8h e 17h. Na segunda-feira permanece fechado. Segundo o Instituto Estadual de Florestas (IEF), responsável pela área, o valor do ingresso é de R$12.

Cachoeiras

Conhecida por “coração da Mata do Limoeiro”, a Cascata do Limoeiro está a 3,5 km da sede do parque. De acordo com a prefeitura de Itabira, a cachoeira possui quedas d’água e poços que permitem banhos.

Já a Cachoeira do Derrubado possui uma alta queda d’água de 40m, além de um poço. Está localizada a 4,5 km de distância da sede do Parque.

O parque Mata do Limoeiro conta, ainda, com a Cachoeira do Paredão, que está a 3,3 km da sede do parque e apresenta três corredeiras, além de poços.

Lagoa e grutas

A Lagoa do Limoeiro está cercada por fragmentos de florestas. Segundo o IEF, também possui um pequeno curso de água e uma lagoa com 30 m. Está situada a 6 km de distância da sede do Parque.

Uma gruta também chama a atenção na visitação do parque. A Gruta do Limoeiro serve de abrigo para mamíferos de grande porte e morcegos. O local está a 4,8 km de distância da sede e sua visitação só é permitida com autorização da gerência do parque com acompanhamento de guia.

Espécies preservadas

Ao preservar dois biomas diferentes, o Parque Estadual Mata do Limoeiro contém uma vasta diversidade biológica.

De acordo com o IEF, três espécies da flora ameaçadas de extinção já foram identificadas no parque: a samambaiaçu, a braúna-preta e o jacarandá-caviúna.

Também foram encontradas espécies raras da fauna, como o rato do mato e o gambá-de-orelha-branca. Segundo o IEF, essa espécies estão presentes principalmente em áreas de Mata Atlântica.