Saiba quem já chegou, quem pode sair e quem está na mira de Atlético, América e Cruzeiro para 2024

A DeFato preparou um guia sobre tudo que vem acontecendo no mercado da bola, com as principais contratações e negociações em curso

Saiba quem já chegou, quem pode sair e quem está na mira de Atlético, América e Cruzeiro para 2024
Foto: Flickr América/Atlético e Cruzeiro

Com o fim da temporada nacional e chegada das férias, a bola parou de rolar em campo, mas os bastidores do futebol ficaram ainda mais agitados. Chegadas, saídas e permanências de atletas, treinadores e dirigentes têm chamado a atenção dos torcedores mineiros.

A DeFato preparou um guia sobre tudo que vem acontecendo no mercado da bola, com as principais contratações e negociações em curso nos três clubes da capital mineira: Atlético-MG, América-MG e Cruzeiro

Atlético-MG

O Galo anunciou nesta quarta-feira (27) a chegada do meio campista Gustavo Scarpa, ex-Palmeiras, e que pertencia ao Nottingham Forest e estava no Olimpiakos. clube alvinegro também já sinalizou interesse nos atacantes Rodrigo Muniz – que também atua na Inglaterra- e no argentino Gonzalo Mastriani, destaque do América-MG em 2023. No entanto, ainda não avançou em nenhuma das tratativas.  De forma oficial na Cidade do Galo, também já foram informadas as saídas do ídolo Réver (aposentado) e do meia Hyoran. A venda do lateral Paulo Henrique ao Vasco aguarda apenas oficialização e assinatura das partes. 

Cruzeiro

Entre despedidas e novas caras, o Cruzeiro vai se reforçando para evitar repetir o sofrimento de 2023, ampliar os objetivos nacionais e fazer um bom retorno na Copa Sul-Americana. Para isso, o argentino Nicolás Lacármon foi escolhido para ser o novo técnico da equipe. 

Até o momento, já saíram do clube: o meia Nikão (retornando de empréstimo ao São Paulo), o zagueiro Luciano Castán (Sport) e o volante Matheus Jussa (voltando para o Fortaleza, podendo ir ao Atlético-GO). Quem também deu tchau ao clube celeste foi o atacante Bruno Rodrigues, destaque do clube em 2023, acertado com o Palmeiras. O Cruzeiro ainda monitora as situações do atacante Gilberto – que decepcionou e acabou afastado do elenco – podendo rescindir o contrato de forma antecipada. O goleiro Gabriel Mesquita, terceiro arqueiro do grupo, também não deve ficar na Toca da Raposa. 

Porém, nem só de saídas vive o Cruzeiro. O zagueiro Zé Ivaldo (que assinou pré-contrato em julho e foi anunciado em outubro) e o atacante Rafa Silva estão de volta ao clube. Com eles também chega a jovem promessa Gabriel Verón, formado no Palmeiras e que estava no Porto, de Portugal.

A gestão de Ronaldo não para por aí e está negociando a chegada do centroavante argentino José Ignacio Dinenno, que estava no Pulmas do México, onde marcou 60 gols em 147 jogos, se tornando o 10º maior artilheiro do clube. Quem também está prestes a chegar e estava no futebol mexicano é o volante Lucas Romero, que já passou pelo clube, conquistando títulos e a identificação do torcedor celeste. O clube também monitora a situação dos volantes Fernando (Sevilla-ESP), Marlon Freitas (Botafogo) e Emmanuel Martínez (América-MG). 

América-MG

Após fracassar em 2023, sendo rebaixado no Brasileirão, o América promove uma verdadeira reformulação do grupo para 2024. No entanto, o clube ainda não sabe quem será seu treinador, já que Andrey Lopes – o Cebola -, decidiu permanecer no Palmeiras, onde é auxiliar de Abel Ferreira. 

Confira as principais atualizações do Coelho:

Chegando

  • O goleiro Dalberson, ex-CSA de Alagoas, está vindo para substituir Aguerre e Cavichioli, dispensados pelo Coelho. O goleiro Ivan também está na pauta do clube;
  • Moisés, meio-campista que brilhou pelo América e teve passagem vitoriosa no Palmeiras, acertou retorno por uma temporada, após sair da China;
  • Rodrigo Varanda acertou pré-contrato de três temporadas.

Permanência em dúvida

  • Iago Maidana, Emmanuel Martínez e Gonzalo Mastriani: os dois últimos se valorizam e estão na mira de alguns clubes. Já o zagueiro tem contrato até o fim de 2023 e ainda não renovou

Barca está saindo

Pelo menos 12 atletas já definiram a saída do clube. São eles: Cazares (Santos), Wellington Paulista (aposentado), Pedrinho (na mira do Santos), Paulinho Bóia (sem contrato renovado), Marcinho (fora dos planos), Renato Kayzer (retorna ao Fortaleza), Mikael (retorna para a Salernitana, da Itália), Cavichiolli e Aguerre (dispensados pelo clube), Aloísio (sem contrato renovado), Burgos (dispensado) e Everaldo (contrato rescindido).

Confira mais conteúdos sobre o Cruzeiro no vídeo a seguir:

Confira mais conteúdos sobre o Atlético no vídeo a seguir: