Santa Maria planeja ações para combater o aumento de dengue

A Secretaria de Saúde pede para que a população procure as UBSs, preferencialmente, de manhã

Santa Maria planeja ações para combater o aumento de dengue
Santa Maria de Itabira começou a intensificar as ações contra a dengue recentemente. Foto: Ascom/Prefeitura de Santa Maria de Itabira

O município de Santa Maria de Itabira apresentou um número elevado de casos de dengue na última semana. Segundo dados da prefeitura, provavelmente, há 865 pessoas contaminadas pelo vírus no município atualmente. Com a sobrecarga do Hospital Padre Estevam, a prefeitura e a Defesa Civil anunciaram medidas de enfrentamento nesta segunda (5).

As ações para combate às arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti envolvem as equipes de medicina e enfermagem das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Além da extensão do horário de funcionamento, que passa a ser das 7h às 19h, a Defesa Civil irá atuar nas verificações de lotes ou terrenos. 

A Secretaria de Saúde pede para que a população procure as UBSs, preferencialmente, de manhã, para que os exames das suspeitas possam ser realizados e avaliados no mesmo dia.

Hospital Padre Estevam

O Hospital Padre Estevam apresentou uma sobrecarga devido a essa alta da dengue no município. Segundo sua assessoria, foram 630 atendimentos de dengue somente em um mês, uma quantidade elevada para um pequeno município. Atualmente, Santa Maria de Itabira tem 10.485 habitantes, segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022.

Ari Virgílio é o presidente da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância, que mantém o Hospital Padre Estevam, e informou que a medida tomada pela instituição foi a contratação emergencial de um médico. “Como o hospital não dispõe de recursos para pagar este médico, está sendo realizada uma campanha de arrecadação via Pix. O Hospital tem um déficit mensal em torno de R$25.000”, informou a assessoria.

A Prefeitura de Santa Maria de Itabira afirmou que está repassando soro e equipamentos ao Hospital Padre Estevam. Além de custear todos os exames de dengue, a prefeitura alega que R$ 165 mil estão sendo repassados mensalmente à instituição.

Fumacê

Santa Maria de Itabira é um dos municípios que está aplicando fumacê. O produto está sendo utilizado há duas semanas por um serviço de pulverização. Nele, o ultra baixo volume (UBV) fica acoplado a uma pick-up, que percorre os bairros de manhã e à tarde. 

Diariamente, agentes também mantêm a aplicação de inseticida por meio da bomba-costal num tratamento focal. As equipes percorrem um raio de cerca de 300 metros de onde foi notificado o caso de dengue.

Uma ação futura é o Dia D, que está sendo planejado em todo o estado de Minas Gerais e deve acontecer ainda neste mês. No mutirão, será feito um trabalho de limpeza com recolhimento de entulhos.

Prevenção

A prefeitura também relembra as ações individuais para o combate à dengue, como a eliminação de objetos que possam acumular água, evitando criadouros do mosquito Aedes aegypti. 

Calhas, declives no terreno e ralos devem ser vistoriados. O mesmo vale para a caixas d’água, cisternas e outros recipientes, como garrafas, potes, latas e pratinhos de vasos de plantas. 

Além disso, moradores que tenham criações de animais, como cavalos em lotes ou quintais, podem receber uma notificação e, caso persistam, podem ser multados de acordo com o Código de Posturas do município.