São-gonçalenses elegem novo Conselho Tutelar em outubro

Para votar, é necessário que cidadãos com mais de 16 anos levem um documento de identificação com foto e o título de eleitor

São-gonçalenses elegem novo Conselho Tutelar em outubro
O Conselho Tutelar é o órgão responsável por aplicar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Foto: Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo

No primeiro domingo de outubro, acontece a eleição para Conselho Tutelar em todo o território nacional e este é o primeiro ano com a utilização de urnas eletrônicas. Em São Gonçalo do Rio Abaixo (MG), a votação acontece na Escola Estadual Desembargador Moreira Santos entre 8h e 17h do dia 1º.

Ao final do processo, o município contará com cinco novos conselheiros tutelares e cinco suplentes, que atuarão com dedicação exclusiva de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), entre 2024 e 2027. Segundo o documento, as atribuições desses agentes envolvem ouvir queixas sobre violações dos direitos dessa população, acompanhar seu atendimento e identificar ameaças.

O Conselho

Os Conselhos Tutelares são órgãos autônomos, permanentes e não jurisdicionais, que fazem parte da administração municipal. No caso de São Gonçalo do Rio Abaixo, o setor é vinculado à Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, que gerencia os projetos de assistência social e, portanto, promove políticas públicas para crianças e adolescentes.

O Estatuto da Criança e do Adolescente foi criado em 13 de julho de 1990, por meio da Lei Federal nº 8.069, com o objetivo de garantir proteção integral de menores por suas famílias, pela sociedade e pelo Estado. Assim, a Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo reforça a importância de conhecer os candidatos a conselheiros tutelares para o próximo mandato, levando em conta a vulnerabilidade que envolve crianças e adolescentes.

O processo

O processo seletivo para novos conselheiros tutelares no Brasil acontece a cada quatro anos, sempre no ano seguinte às eleições presidenciais. De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, a Resolução nº 23.719 deste ano, proposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), permitiu a utilização de urnas eletrônicas para garantir maior transparência ao processo. 

Para votar em São Gonçalo do Rio Abaixo, é preciso ter mais de 16 anos, além de levar documento com foto e título de eleitor. Segundo a Prefeitura, os candidatos ao Conselho do município passaram por todas as seis etapas necessárias para participar do pleito. 

Logo na inscrição, os candidatos precisaram cumprir com os requisitos do edital divulgado em março deste ano. Após a análise da documentação, os proponentes participaram de uma capacitação que abordou detalhes sobre o ECA, legislação municipal e ética profissional. 

Depois do curso, os candidatos passaram por uma prova sobre Direitos da Criança e do Adolescente e também de Língua Portuguesa, seguida de uma avaliação psicológica. A sexta etapa é a eleição por meio do voto facultativo. 

Confira a lista de candidatos em São Gonçalo do Rio Abaixo:

Candidatos – Conselho Tutelar
Alex Roberto Pereira Bispo                      
Bruna Ap. da Silva Barros
Bruna Passos das Silva
Claudia Maria de Sá
Cristiano Cesar de Jesus de Paula
Daiana de Fátima Souza
Ednei Martins Fernandes
Emerson Dias Rodrigues
Eva Ap. da Silva Souza
Farleide Gomes da Silva Santos Freitas
Fernando Jose de Oliveira
Heloisa de Fátima Santos
Jose do Carmo Nepomuceno
Liliane Lopes da Silva
Luana Claudia Moreira
Lucas Philip Oliveira
Luiz Claudio Furtado de Melo
Maria Perpetua Faustina da Silva
Maria Carolina de Oliveira Souza
Maria Fernanda Ribeiro Quintão
Nadiny Cristina Borges
Rhayne Myrelly Costa Leite
Rosália Marta de Souza
Rosemeire Moreira Mendes
Thais Cristina de Góis Vernek
Vanderlei Lazaro de Fretas
Vânia Cristina de Souza
Varley Teixeira Rodrigues
Yule Larissa de Carvalho da silva