São Gonçalo do Rio Abaixo agora participa da “Chamada dos Bichos” do Ministério Público e Instituto Arbo

O projeto visa apoiar entidades de Proteção Animal e Protetores Independentes que já atuam no cuidado de animais abandonados ou em situação de maus-tratos

São Gonçalo do Rio Abaixo agora participa da “Chamada dos Bichos” do Ministério Público e Instituto Arbo
Foto: Reprodução

O projeto “Chamada dos Bichos” é uma iniciativa do Ministério Público, junto ao Instituto Arbo que busca fortalecer a proteção animal e promover o bem-estar de animais em situação de vulnerabilidade. A Secretaria de Saúde de São Gonçalo do Rio Abaixo e os municípios de Santa Bárbara e Catas Altas aderiram a iniciativa da Comarca. Ele é dividido em duas fases principais: apoio a entidades e protetores independentes e uma campanha de castração aberta à população.

Na primeira frente, o projeto visa apoiar Entidades de Proteção Animal e Protetores Independentes que já atuam no cuidado de animais abandonados ou em situação de maus-tratos. Para isso, serão disponibilizados insumos e produtos, como ração, medicamentos e materiais de higiene, que ajudarão no trabalho diário desses cuidadores. Para participar, os interessados devem estar cadastrados no Cadastro Estadual de Entidades de Proteção Animal e de Protetores (Semad) até 02/05/2025 e enviar uma proposta detalhada, com histórico de ações, justificativa para os insumos solicitados e estratégia de uso dos recursos. As propostas serão avaliadas entre 05/05/2025 e 26/05/2025, e os selecionados terão os resultados divulgados até 02/06/2025.

Já a segunda frente do projeto é uma campanha de castração, que será realizada no mês de maio. A ação é aberta à população, mas terá prioridade para cães de rua e famílias em situação de vulnerabilidade econômica. O objetivo é promover o controle populacional de animais de forma ética e responsável, reduzindo o número de abandonos e melhorando a qualidade de vida dos animais.

Além disso, o projeto prevê a assinatura de um Termo de Doação e Compromisso pelos beneficiários, garantindo o uso correto dos insumos. O Instituto Arbo também poderá realizar visitas técnicas para acompanhar o trabalho das entidades e protetores, assegurando que os recursos sejam utilizados de forma adequada.

Com essas ações, o “Chamada dos Bichos” busca não apenas fortalecer o trabalho de quem já cuida dos animais, mas também promover uma mudança cultural em relação à proteção e ao bem-estar animal, beneficiando toda a comunidade.

Divulgação

Protetores independentes e tutores em situação de vulnerabilidade econômica poderão participar do projeto.