São Gonçalo lança programa com 29 cursos de formação
Segundo a Prefeitura, ação é parte importante do projeto de diversificação econômica do município
A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Senai, lançou na noite de ontem (17), o programa “Qualifica São Gonçalo”. Trata-se de um pacote de cursos que visa promover gradativamente formação técnica, aperfeiçoamento e qualificação profissional.
Serão oferecidos, conforme cronograma, 29 cursos até 2026 com o objetivo de desenvolver a formação de mão de obra, aumentando a empregabilidade da população são-gonçalense. Na ocasião, o prefeito Raimundo Nonato de Barcelos “Nozinho” (PDT) ressaltou a importância da diversificação econômica para o município, aproveitando o período de boa receita, através do Cfem, e se preparando para o inevitável período pós minério.
“Estamos buscando a sustentabilidade do município com diversificação econômica que lhe garanta futuro com desenvolvimento. E todos sabemos que não existe desenvolvimento sem mão de obra qualificada. Por isso, nós sempre priorizamos a educação em todos os níveis”, completou.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Maria Inês de Araújo Moreira, lembra ter recebido, logo no início da sua gestão, a missão de oferecer constantemente cursos da unidade municipal do Senai. A iniciativa integra o Plano de Diversificação Econômica, já em andamento.
O evento contou com a presença do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) regional Vale do Aço, Flaviano Mirco Gaggiato, o gerente de Educação e Tecnologia do Senai Minas, Ricardo Aloysio e Silva, e o gerente da unidade de São Gonçalo, Ricardo Luiz Pinto Azalim. Também estiveram presentes instrutores do Senai, alunos e ex-alunos da rede.
SENAI LAB
Durante o evento, o gerente da unidade de São Gonçalo, Ricardo Azalim, apresentou o projeto de ampliação da unidade com a construção do Senai Lab, um conceito de laboratório aberto com 145 metros quadrados de área coberta.
Este será um ambiente voltado para a educação profissional, com infraestrutura básica para prototipagem rápida, suja e barata, estando pronto para atender à demanda da indústria nacional por meio do desenvolvimento de projetos de inovação.
*Com informações da Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo