São Gonçalo: secretarias se unem para ações de Setembro Amarelo
Secretarias de Saúde, Trabalho e Desenvolvimento Social e Educação ofereceram eventos em UBSs e na escola Cesgra
O Setembro Amarelo tornou-se bastante popular e São Gonçalo do Rio Abaixo tem desenvolvido diversas atividades para a promoção da saúde mental. No município, as secretarias de Saúde, Trabalho e Desenvolvimento Social e Educação uniram forças para oferecerem orientações de prevenção ao suicídio. Além das escolas, essas ações estão concentradas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A secretária da Saúde Ronnara Kelles Ribeiro conta que as unidades do Programa de Saúde da Família (PSFs) estão realizando roda de conversa e caminhada. “O Núcleo Psicossocial Peixe Vivo tem ido às escolas para conversar com os alunos em sala de aula sobre a promoção da vida e como buscar ajuda frente aos problemas, além de divulgar na unidade as formas de acessar os serviços quando em necessidade”, explica.
Na última semana, a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social ofereceu uma palestra sobre a prevenção ao suicídio a estudantes do Centro Educacional de São Gonçalo (Cesgra). A equipe distribuiu panfletos com conteúdo orientativo sobre os quatro passos para salvar vidas, que são: Diálogo, Acompanhamento, Ajuda Profissional e Proteção.
Paralelo às atividades, a psicóloga Tamires Barcelos e equipe pedagógica criaram o Portal de Valorização da Vida, estimulando os alunos a dialogarem e falarem sobre seus sentimentos. Além disso, os alunos produziram um vídeo sobre o tema, destacando a necessidade de apoio e busca de ajuda profissional.