São João del-Rei confirma mais um caso positivo para bactéria Streptococcus

Anteriormente, a única confirmação de contaminação pela bactéria Streptococcus havia sido uma criança de 9 anos, que ficou internada por 16 dias e se recuperou

São João del-Rei confirma mais um caso positivo para bactéria Streptococcus
Foto: Santa Casa da Misericórdia de São João del-Rei/Facebook

No primeiro dia em que realizou testes rápidos para detecção da bactéria Streptococcus, a Prefeitura de São João del-Rei confirmou mais um caso positivo. A confirmação ocorreu ontem (7), em uma Unidade Básica de Saúde do município. O paciente que testou positivo não teve a idade revelada e outros cinco testes foram feitos na cidade, todos com resultados negativos. 

Anteriormente, a única confirmação de contaminação pela bactéria Streptococcus havia sido uma criança de 9 anos, que ficou internada por 16 dias e se recuperou. Cerca de 2 mil testes rápidos foram adquiridos pelo município no fim de outubro e chegaram ontem à cidade, após três óbitos de crianças e quatro internações terem ocorrido por suspeita da doença. 

A Secretaria Municipal de Saúde da cidade informou que os testes só serão realizados após avaliação e recomendação médica, mediante análise de sintomas. A pasta também confirmou que tem oferecido exames tipo Cultura Swab Orofaringe, que servem para a detecção de infecções bacterianas. O exame é feito em laboratório e o resultado sai em aproximadamente dois dias. Assim como o teste, o exame também deve ser solicitado por indicação médica ao paciente.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a investigação das mortes sugere que os pacientes ainda sem laudo concluído morreram em decorrência de uma infecção disseminada (sepsemia), que pode ser causada por diferentes agentes infecciosos. Ainda de acordo com a pasta, não foi possível definir qual foi o micro-organismo responsável por cada uma das mortes, nem mesmo afirmar que todos os óbitos tenham sido causados pelo mesmo agente infeccioso das crianças.

Atualização

Segundo um boletim da Santa Casa de Misericórdia de São João del Rei, emitido na terça-feira (7), duas crianças ainda estão internadas em quadro estável. 

“A Secretaria Municipal de Saúde de São João del Rei em parceria ímpar com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), através da Gerência Regional de Saúde de São João del Rei informa que, continua com o trabalho de pesquisa de campo juntamente com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Minas Gerais (CievsMinas) e equipe técnica do Programa de Treinamento em Epidemiologia do Ministério da Saúde (EpiSUS-MS)”, diz o comunicado da Secretaria de Saúde.