São Paulo: avião sai da pista em Congonhas e mais de 233 voos são cancelados

Cinco pessoas estavam a bordo, mas não ficaram feridas, segundo informações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Incidente aconteceu no domingo

São Paulo: avião sai da pista em Congonhas e mais de 233 voos são cancelados
Foto: Reprodução/Internet

Ao menos 233 voos foram cancelados no país após um acidente no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, no último domingo (9). No início da tarde, a pista foi fechada após o pneu de um avião de pequeno porte estourar durante o pouso. O local ficou interditado por cerca de 9 horas, sendo liberado somente depois das 22h.

Com a interdição da pista por horas, foram cancelados 116 voos que partiriam de Congonhas e 117 que chegariam à capital paulista. A pista foi liberada para pousos e decolagens às 22h18. O acidente ainda causa reflexos nos voos programados para a manhã desta segunda-feira (10). Os impactos do incidente também atingiam o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, também nesta segunda-feira, com grandes filas no saguão.

Cinco pessoas estavam a bordo do avião que sofreu o acidente, mas não ficaram feridas, segundo informações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Após o incidente, o avião foi parar rente ao barranco, no fim da pista, já ao lado da Avenida Washington Luís, na zona sul de São Paulo.

A aeronave, um Learjet 75 prefixo PP-MIX, partiu de Foz do Iguaçu, às 12h15, com destino a Congonhas. Com a pista fechada, voos foram cancelados e o aeroporto ficou com o saguão lotado de passageiros.

“As investigações sobre a causa do acidente estão sendo conduzidas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa), órgão do Comando da Aeronáutica”, diz comunicado divulgado pela Infraero. Após o incidente, o avião foi parar rente ao barranco, no fim da pista, já ao lado da Avenida Washington Luís, na zona sul de São Paulo.

Com a pista principal fechada e o cancelamento dos voos, o aeroporto ficou com o saguão lotado de passageiros. Ao menos 13 Estados e o Distrito Federal tiveram voos afetados. São eles: Bahia, Alagoas, Rio de Janeiro, Pernambuco, Goiás, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Santa Catarina e Ceará, além de São Paulo (incluindo capital e cidades do interior).

São Paulo: avião sai da pista em Congonhas e mais de 140 voos são cancelados
Foto: Reprodução

* Com Estadão Conteúdo.