São Paulo: avião sai da pista em Congonhas e mais de 233 voos são cancelados
Cinco pessoas estavam a bordo, mas não ficaram feridas, segundo informações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Incidente aconteceu no domingo
Ao menos 233 voos foram cancelados no país após um acidente no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, no último domingo (9). No início da tarde, a pista foi fechada após o pneu de um avião de pequeno porte estourar durante o pouso. O local ficou interditado por cerca de 9 horas, sendo liberado somente depois das 22h.
Com a interdição da pista por horas, foram cancelados 116 voos que partiriam de Congonhas e 117 que chegariam à capital paulista. A pista foi liberada para pousos e decolagens às 22h18. O acidente ainda causa reflexos nos voos programados para a manhã desta segunda-feira (10). Os impactos do incidente também atingiam o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, também nesta segunda-feira, com grandes filas no saguão.
Cinco pessoas estavam a bordo do avião que sofreu o acidente, mas não ficaram feridas, segundo informações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Após o incidente, o avião foi parar rente ao barranco, no fim da pista, já ao lado da Avenida Washington Luís, na zona sul de São Paulo.
A aeronave, um Learjet 75 prefixo PP-MIX, partiu de Foz do Iguaçu, às 12h15, com destino a Congonhas. Com a pista fechada, voos foram cancelados e o aeroporto ficou com o saguão lotado de passageiros.
“As investigações sobre a causa do acidente estão sendo conduzidas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa), órgão do Comando da Aeronáutica”, diz comunicado divulgado pela Infraero. Após o incidente, o avião foi parar rente ao barranco, no fim da pista, já ao lado da Avenida Washington Luís, na zona sul de São Paulo.
Com a pista principal fechada e o cancelamento dos voos, o aeroporto ficou com o saguão lotado de passageiros. Ao menos 13 Estados e o Distrito Federal tiveram voos afetados. São eles: Bahia, Alagoas, Rio de Janeiro, Pernambuco, Goiás, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Santa Catarina e Ceará, além de São Paulo (incluindo capital e cidades do interior).