Secretário de Desenvolvimento Econômico, Maciel Paiva, é alvo de críticas na Câmara de Itabira
Os questionamento estão relacionados aos atrasos nas obras de construção dos novos prédios da Unifei Itabira
Devido aos atrasos nas obras de construção de três novos prédios, o projeto de implantação e desenvolvimento da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) em Itabira voltou a pautar discussões na Câmara Municipal. Desde a última semana, os vereadores passaram a cobrar explicações sobre a empreitada, que deve ser entregue somente em fevereiro de 2024, quase dois anos após o vencimento do prazo inicial — e isso em um cenário otimista. Em meio a esse debate, um nome que vem sendo muito questionado é o de José Maciel Duarte de Paiva, atual responsável pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo. Na última terça-feira (25), durante a reunião do Legislativo, os parlamentares Rodrigo Alexandre Assis Silva “Diguerê” (PTB) e Rosilene Félix Guimarães (MDB) não pouparam críticas ao secretário municipal.
Esses questionamento em relação a Maciel Paiva se devem à sua relação próxima com o projeto Unifei durante a gestão Marco Antônio Lage (PSB). Em 2021, no início da administração municipal, ele foi nomeado como secretário de Obras, Transporte e Trânsito, sendo responsável pela construção dos novos prédios. Foi nesse período que começaram a aparecer os primeiros problemas relacionados aos atrasos no empreendimento. À época, Maciel Paiva guiou os vereadores em uma visita de fiscalização à empreitada e também esteve na Câmara dizendo que se chegaria uma solução.
Posteriormente, Maciel Paiva assumiu a Assessoria de Projetos e Captação de Recursos, sendo responsável por conversar diretamente com a Vale — empresa responsável por financiar a construção dos novos prédios e com a qual é necessário renegociar o fluxo de pagamento para acelerar o empreendimento. Agora, à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, se torna o gestor direto do termo de parceria para essa expansão da Unifei.
“É um secretário itabirano, que fez uma carreira fora, que é o Maciel Paiva, mas está passando agora na terceira pasta, esteve na Secretaria de Obras, teve na captação de projetos e recursos junto à Vale e agora foi para o Desenvolvimento Econômico. Eu quero mencionar que esse secretário tem passado nas principais pastas que geram maior expectativa da sociedade itabirana e não diferente nesta Câmara. A Unifei culpa a Vale e Prefeitura pelo atraso nas obras e, hoje, o Maciel ocupa a pasta que é responsável pela condução das obras da Unifei. Então ele é uma pessoa capacitada tendo pelos seus currículos, mas tendo passado por essas três principais secretarias ainda não conseguiu demonstrar a altura da sua capacidade para uma entrega de obra tão importante para a nossa cidade”, avalia Rodrigo Diguerê.
“Embora seja itabirano de coração e tendo conquistado e galgado grandes oportunidades e cargos fora de Itabira, ele retorna para entregar um serviço e ainda estamos só na expectativa, infelizmente. Eu quero deixar esse registro aqui porque a Unifei é importante, nós temos os colegas que estão à frente desse trabalho de verificação e a obra está muito atrasada, e desejar a ele [Maciel Paiva] que nesta pasta nova, que é a terceira que ele passa, que ele consiga entregar um resultado e uma resposta mais satisfatória para a população itabirana porque a Unifei não poder esperar, ela é maior que as políticas e os políticos que passam pela gestão da cidade”, completa Rodrigo Diguerê.
Rose Félix foi ainda mais dura em suas críticas a Maciel Paiva. “A minha preocupação, volto a dizer, é com a nomeação do senhor Maciel para a pasta de Desenvolvimento Econômico. Um secretário que além de não dar resultado na Secretaria de Obras, foi o responsável pela paralisação dessas obras. Nós ouvimos os relatos dos representantes da Unifei com relação a dificuldade de diálogo com o senhor Maciel, com a dificuldade dele entender que o projeto já está em andamento e que a gente não poder refazer todos os projetos. Tem projetos que a gente pega a coisa girando e temos que dar continuidade, fazendo pequenos ajustes e não querendo refazer todos trabalho. Então há dificuldade da Unifei de conversar com o Maciel”.
“Não deu resultado na Secretaria de Obras e a gente comprova com a obra da Unifei que ele também não deu resultado na assessoria de projetos porque uma das funções dele era fazer a interlocução com a Vale e se a Vale não está fazendo os repasses é porque quem tinha que fazer o diálogo com a Vale não fez o dever de casa. Em vez dele ser demitido como todo mal funcionário é, ele foi promovido para outra pasta de importância, que é a de Desenvolvimento Econômico e vai novamente conversar com a Unifei. Então vemos aí os entraves que estão nas pessoas que o prefeito está colocando para coordenar os projetos, para coordenar as pastas e automaticamente quem está lá na ponta para fazer a execução fica engessado e o serviço e os projetos não vão sair”, continua Rose Félix.
Posicionamentos
A reportagem do portal DeFato entrou em contato com a coordenaria de comunicação da Prefeitura de Itabira solicitando um posicionamento de Maciel Paiva sobre as críticas relacionadas à sua condução do projeto Unifei. Até o fechamento desta matéria não houve retorno e o espaço segue aberto caso o secretário queira se manifestar.
Nos últimos dias, tanto Vale quanto Prefeitura de Itabira emitiram notas oficiais sobre a construção dos novos prédios da universidade.
Confira na íntegra a nota oficial da Prefeitura Municipal de Itabira:
A respeito das obras dos prédios 4, 5 e 6 do campus local da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), a Prefeitura de Itabira vem a público esclarecer que os trabalhos não estão suspensos. A gestão municipal está em tratativas constantes com a Vale para um melhor alinhamento entre o andamento das obras e o fluxo de aporte de recursos por parte da Vale, previsto originalmente no Convênio entre Vale, PMI e Unifei.
A Prefeitura de Itabira reforça a importância da Unifei para o presente e o futuro de nossa gente e trata a obra como uma das prioridades para o desenvolvimento econômico, educacional e social da cidade e região.
Confira na íntegra a nota oficial da mineradora Vale:
A Vale esclarece que o repasse dos aportes referentes à parceria firmada com a Prefeitura de Itabira para a ampliação do campus da Unifei está vinculado à execução das etapas do projeto bem como à prestação de contas da realização dessas atividades. A Companhia segue as premissas da parceria, formalizada em abril de 2020, e está em dia com os repasses conforme os avanços realizados. A Vale reforça o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do município alinhado ao atendimento das demandas das comunidades.