Segunda mulher a presidir a OAB-Itabira, Patrícia de Freitas é reeleita no cargo
Em um processo eleitoral histórico para a OAB, a chapa presidida por Patrícia conquistou 85% dos votos válidos
No último domingo (17), ocorreu a eleição para definir a próxima diretoria da 52ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Itabira). Com um processo eleitoral 100% on-line, Patrícia de Freitas conquistou sua reeleição com um número expressivo de votos. Além disso, a advogada é a segunda mulher que preside a unidade por dois mandatos consecutivos.
Sobre o processo eleitoral
Patrícia explicou que, este ano, todos os procedimentos para a eleição foram feitos on-line, desde o cadastro das chapas até a votação e apuração dos votos, o que tornou o processo mais ágil.
“A votação correu de forma segura e rápida, os advogados puderam votar pelo computador, celular ou tablet. Além disso, puderam se identificar de três maneiras: com o certificado digital, reconhecimento facial e autenticação em dois fatores. Encerrada a votação, com 15 minutos já sabíamos o resultado da apuração”, acrescenta.
Aprovação do eleitorado
A chapa OAB Avançar, presidida por Patrícia de Freitas, obteve 85% dos votos válidos, reafirmando a confiança por parte dos eleitores, após estabelecerem um primeiro mandato eficaz e inclusivo.
“Os últimos 2 anos e 11 meses foram de muito trabalho. Contamos com a participação de vários advogados, consolidamos a inclusão, união e fortalecimento da classe. Estou profundamente grata pelo apoio e pela aceitação recebida, o que nos motiva a avançar com ainda mais comprometimento”, acrescenta a Presidente, Patrícia de Freitas.
Trajetória
Concluinte do curso de direito, na primeira turma da Funcesi, em Itabira, no ano de 2006, Patrícia seguiu advogando nas áreas cível e administrativa. Atuou como procuradora da Câmara Municipal de Itabira, Itambé do Mato Dentro e Passabém. Sempre fez questão de constituir uma participação ativa nos assuntos relacionados à OAB, com um histórico ativo na gestão da diretoria desde o ano de 2013.
“No triênio 2013/2015, fui eleita Secretária Geral-Adjunta, e vice-presidente em 2016/2018. Eleita presidente no último mandato [2022/2024] e agora reeleita presidente para os próximos três anos,” acrescenta.
Representatividade e dificuldades
Desde a sua fundação, em 1976, a OAB Itabira teve apenas duas mulheres eleitas como presidentes. A advogada Zita Sant’Ana foi a primeira a ocupar este cargo, com dois mandatos, de 1987 a 1988 e de 2004 a 2006. Diante disso, reeleger a segunda mulher torna-se um feito histórico para a OAB Itabira.
Patrícia pontuou algumas dificuldades, e que, mesmo sendo participativa em outras gestões, enfrentou o descrédito por parte de algumas pessoas. Apesar disso, ela pôde contar com o apoio de dois amigos, Weuler Ronilson Dias e Rogério Pierry, para seguir seu propósito.
“Cheguei a ouvir de uma colega que meu nome não era bom, pois eu não tinha contatos e relacionamentos para representar a OAB em Itabira”, comenta.
A atuação da gestão de Patrícia no primeiro mandato determinou sua recondução consecutiva ao cargo. “Creio que o que foi determinante foi justamente a entrega, o trabalho e a união da classe em prol da inovação, inclusão e avanço da classe”.
Expectativas para o segundo mandato
“Em breve, vamos concluir a obra e entregar a sede própria da OAB para os advogados e para a população. Será um espaço ainda mais confortável e estruturado para a advocacia, com auditório, salão multiuso, sala de reuniões para audiência e atendimento”, explica a advogada.
Patrícia de Freitas ainda destaca que continuará atuando junto aos três poderes.
“Pretendemos atuar junto aos poderes Executivo e Legislativo, assim como aos demais órgãos e instituições da nossa subseção, para reivindicar melhorias como a unidade prisional em Itabira e o ensino de noções de direito nas escolas. Enfim, temos muito trabalho pela frente”, disse.
Além disso, seguirá com a parceria efetiva já estabelecida com a OAB-MG, que também elegeu a sua nova diretoria para o próximo triênio.
“Todas as conquistas e recursos destinados à subseção de Itabira contaram com o apoio incondicional da OAB-MG, presidida por Sérgio Leonardo, e de Gustavo Chalfun, presidente da Caixa de Assistência ao Advogado (CAA/MG), eleitos no último domingo para Conselheiro Federal da OAB e Presidente da OAB-MG,” conclui.