Seguro-desemprego: veja quem tem direito e como solicitar pela Internet

O benefício auxilia o trabalhador demitido sem justa causa

Seguro-desemprego: veja quem tem direito e como solicitar pela Internet
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O seguro-desemprego é um benefício concedido ao trabalhador demitido sem justa causa. É pago de três a cinco parcelas de forma continuada ou alternada, de acordo com o tempo trabalhado.

O auxílio pode ser solicitado de 7 a 120 dias após a demissão. Porém, para ter direito ao valor, existem algumas regras e critérios estabelecidos em lei.

Quem tem direito

Podem solicitar o seguro-desemprego os trabalhadores formais que foram demitidos involuntariamente e que não possuem renda própria que seja suficiente ao sustento.

No caso da primeira solicitação:

É necessário ter recebido salário por pelo menos 12 meses durante os 18 meses imediatamente anteriores à data da demissão.

No caso da segunda solicitação:

Ter recebido salário por pelo menos 9 meses durante os 12 meses imediatamente anteriores à data da demissão.

No caso da terceira solicitação:

É necessário ter recebido salário nos 6 meses imediatamente anteriores à data da demissão.

Acúmulo de benefícios

O trabalhador não pode receber qualquer benefício previdenciário de prestação continuada, com exceção do auxílio-acidente, do auxílio suplementar e do abono de permanência em serviço.

Como solicitar o seguro-desemprego pela internet:

Para pedir o benefício, é necessário ter em mãos RG, CPF, CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) e Requerimento do Seguro-desemprego – que deve ser solicitado ao empregador.

– Acesse o portal gov.br;

– Na barra de pesquisa, busque “Solicitar seguro-desemprego”. O portal abrirá os assuntos relacionados à pesquisa;

– Depois, clique no link “Solicitar Seguro-Desemprego”;

– Na próxima tela, existe um texto breve com informações sobre o que é o seguro-desemprego; e, ao lado direito, a tecla “Solicitar”;

– O trabalhador será direcionado para a página serviços.mte. Nessa página, você vai escolher a opção “Quero me cadastrar” ou “Já tenho o cadastro”. Para quem não tem o cadastro, deve preencher os dados pessoais;

– Digite o CPF, a senha e “Entrar”;

– Para solicitar o Seguro-Desemprego, clique em “Seguro-Desemprego”. Nessa aba, você terá duas opções: “Solicitar Seguro-Desemprego” ou “Consultar o Seguro-Desemprego”. Para solicitar o benefício, digite o número do requerimento, e clique em localizar. O trabalhador deverá, obrigatoriamente, checar as informações, ler as regras legais para habilitação do benefício e concordar com as regras e condições para solicitação e recebimento do benefício.

Depois, é só clicar em concluir.

Onde encontro o número do requerimento para seguro-desemprego?

Ele é um número de dez dígitos e está registrado no alto do formulário entregue pelo empregador após a demissão sem justa causa.

Como acompanhar a liberação do benefício

Pelo portal gov.br ou pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível para Android ou IOS. É possível verificar o valor e a quantidade de parcelas, bem como as datas de liberação do benefício.

Como é pago o seguro-desemprego

O pagamento pode ser feito por depósito em conta, em agências da Caixa e em terminais de auto-atendimento, lotéricas e casas de conveniência com o cartão cidadão. O tempo estimado de espera para o recebimento do seguro-desemprego é de até 30 dias.

Ficou com dúvida ou precisa de outras informações?

O trabalhador pode ligar para o telefone 158.

 

*Com informações Governo do Brasil