Seleção masculina de basquete renova contrato do técnico Aleksandar Petrovic até LA 2028

Sob o comando de Petrovic, a seleção obteve a classificação olímpica para Paris-2024; e em boa campanha, terminou os jogos em sétimo lugar

Seleção masculina de basquete renova contrato do técnico Aleksandar Petrovic até LA 2028
Aleksandar Petrovic trabalhou sem receber no último ciclo, em combinado estabelecido com a Federação – Foto: Reprodução

A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) renovou o contrato do técnico Aleksandar Petrovic, que seguirá no comando da seleção brasileira masculina. O experiente croata vai liderar a equipe até o fim do ciclo dos Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028 na companhia de sua comissão técnica, que conta com o auxiliar Tiago Splitter.

O grupo vem embalado por bons resultados nos últimos meses. Sob o comando de Petrovic, a seleção obteve a classificação olímpica para Paris-2024 na última oportunidade disponível, ao faturar o título do Pré-Olímpico em Riga, na Letônia. E, na capital francesa, fez boa campanha, com o sétimo lugar – o Brasil foi eliminado pelo poderoso time dos Estados Unidos, que se sagraram campeões olímpicos.

Petrovic continua no comando da equipe ao lado dos auxiliares Tiago Splitter, Bruno Savignani, Demétrius Ferraciú e Helinho Garcia. “Estou muito contente por poder seguir no comando do Brasil. Pelos jogadores, pelo corpo técnico, pela CBB e por todo o apoio da torcida, que me enviou muitas mensagens para seguir no projeto. Agora vamos continuar o trabalho desse último verão europeu, nos Jogos Olímpicos”, comentou o croata.

O treinador de 65 anos assumiu a seleção pela primeira vez em 2017. Ele deixou o cargo em 2021 e voltou à função neste ano. Petrovic comandou o time nacional na Copa do Mundo de 2019, na China, e levou a equipe para duas finais de Pré-Olímpico – a última rendeu o título e a vaga para a Olimpíada de Paris-2024. Um detalhe curioso é que Petrovic fez um combinado com a Federação de não receber nada pelo trabalho.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por FêMedeiros (@femedeiros)

“Estou muito feliz com a permanência do coach Petrovic na seleção. Ele é como um verdadeiro pai para nós. Tanto eu, quanto Bruno e Helinho, tivemos o privilégio de trabalhar com uma das maiores figuras do basquete mundial. Além de saber como lidar com os atletas, ele domina a preparação de jogos e treinos, tem uma visão estratégica ampla e um olhar clínico para identificar jovens talentos”, comentou Splitter, que tem longo histórico como jogador da seleção antes de se tornar auxiliar técnico.

Petrovic foi o responsável por dar as primeiras oportunidades a Yago, Didi e Gui Santos na seleção. Juntos, eles foram fundamentais para a boa campanha do Brasil na última Olimpíada. Recentemente, o treinador convidou o jovem Mathias, de 16 anos, do Betis, para os treinos antes do Pré-Olímpico.

O primeiro desafio da seleção neste novo ciclo será a janela de disputa das Eliminatórias da Americup, entre os dias 21 e 24 de novembro. O Brasil vai enfrentar o Uruguai e o Panamá em casa. Em fevereiro, a seleção enfrentará os mesmos rivais longe do seu território.

“Nossa meta é preparar muito bem o grupo para as próximas duas janelas para a Americup e outra coisa muito importante, que é buscar os jogadores jovens que podem entrar para esse futuro e dinâmica, como Mathias, Zu Júnior, Nathan Mariano, Lucas Atauri, e todos os outros. E por isso, vamos continuar essa linda experiência”, projetou Petrovic.

Para 2025, um dos principais objetivos é buscar a vaga na Copa do Mundo de 2027, no Catar, por meio das Eliminatórias.

*Com Estadão Conteúdo