Sem abastecimento de qualidade, itabiranos fazem corrida para comprar água mineral e esvaziam prateleiras de supermercados
Desde o sábado, moradores de diversos bairros da cidade têm relatado o recebimento de água com mau cheiro e coloração escura

Itabiranos relatam desde o sábado (11) que vêm recebendo em suas residências uma água de péssima qualidade — com mau cheiro e coloração escura. Em alguns casos, a situação se arrasta há mais de 24 horas, impossibilitando o consumo da água em meio a uma forte onda de calor. Diante do cenário e sem uma solução por parte do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), a população tem recorrido aos supermercados e distribuidoras de bebidas para comprar água mineral para que possam beber e até mesmo cozinhar.
A corrida por garrafas e galões de água, inclusive, já impactam a disponibilidade de estoque desses produtos. Segundo relatos já não é possível encontrar os itens nos supermercados dos bairros Gabiroba e Água Fresca, como Mart Minas e JL, localizados em uma das regiões mais impactadas pelo desabastecimento em parte de Itabira.
Com o fim do estoque nos estabelecimentos perto de suas casas, moradores das regiões mais atingidas estão recorrendo a supermercados de outros bairros, que também começam a ter baixas em seus estoques. É o caso do Villefort, no bairro Areão, cujas prateleiras com água mineral também se esvaziaram.
Nas redes sociais, sobretudo no perfil do Saae Itabira no Instagram, onde a autarquia publicou os seus posicionamentos oficiais, internautas têm relatado a dificuldade em conseguir encontrar água mineral para comprar em Itabira: