Sem opositores, Txai Costa é reeleito prefeito de Nova Era
Em 2020, Txai disputou as eleições contra outros quatro candidatos. Já neste ano, não houve nenhuma chapa opositora
Txai Silva Costa (REDE) foi reeleito como prefeito de Nova Era neste domingo (15), com 8.211 votos. Por mais um mandato, o chefe do Executivo terá Moriá Domingues Benevides (PP) como vice-prefeito.
A vitória da dupla veio em fato inédito no município: não houve nenhum movimento de oposição, tendo apenas a chapa “Para viver uma Nova Era que queremos” concorrendo à Prefeitura – composta pela Federação Rede-Psol, PP, Mobiliza, PSB e Federação Brasil Esperança (PT, PcdoB e PV). Em 2020, Txai disputou as eleições contra outros quatro candidatos.
De acordo com a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.677/2021, “nas eleições para as prefeituras de municípios com menos de 200 mil eleitoras e eleitores, basta a maioria simples: quem tiver mais votos se elege, não havendo a possibilidade de segundo turno nessas localidades”.
Dentro dessa perspectiva, bastava apenas um voto válido para o candidato ser eleito, conforme explica o diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Mato Grosso do Sul em um artigo: “com base na legislação em vigor e na jurisprudência do TSE, podemos concluir que, nos municípios com candidato único, apenas um voto válido pode eleger o prefeito e seu vice, ainda que os demais eleitores votem em branco ou nulo”. Vale lembrar que os votos brancos e nulos são excluídos na hora da contagem.
Quem é Txai?
Além da sua gestão como prefeito, Txai foi Secretário de Governo na Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, e possui especialização em Gestão Pública – Planejamento e Avaliação de Políticas Sociais na Fundação Getúlio Vargas. O político também cursou Criminologia na instituição de ensino Universidade do Porto e é formado em Ciências do Estado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
**** Matéria em atualização