Itabira: Semana do Meio Ambiente discutirá o ser humano, as plantas e o conhecimento tradicional
A abertura aconteceu no Parque Natural Municipal do Intelecto, onde houve trilha, teatro, além de oficinas
A Semana do Meio Ambiente começou nesta quinta-feira (1º) com diversos eventos no Parque Natural Municipal do Intelecto. Promovida pela Prefeitura de Itabira e realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), a atividade segue até o dia 15 deste mês com uma intensa e diversificada programação sobre o ser humano, as plantas e o conhecimento tradicional, além do tema etnobotânica.
A abertura aconteceu no Parque Natural Municipal do Intelecto, onde houve trilha e teatro “Se o assunto é lixo, vire bicho”, para os alunos da Escola Municipal Palmira Morais; oficina “Mato de comer”, para os alunos da Escola Municipal Antônio Camilo Alvim e a oficina “Arte urbana – mural em parede”, do Instituto ITI ministrada pelo designer gráfico Bruno Gomes.
O evento contou ainda com a roda de conversa Saberes Tradicionais para integrantes do grupo Vida Ativa que puderam trocar experiências e relatos sobre o uso das plantas medicinais encontradas na região. A médica especialista em homeopatia e acupuntura médica, Maria de Lourdes Guimarães Camilo (Dra. Luda), apresentou o lado holístico da medicina, no qual o médico busca interagir o paciente em processo de restabelecimento da saúde.
Também participou da atividade a farmacêutica e mestranda em ciências farmacêuticas na área de plantas medicinais, Thaís Acácio. Em sua apresentação, a profissional descreveu como concilia o conhecimento e a medicina tradicional em suas pesquisas, a fim de comprovar cientificamente o uso popular e tradicional das plantas medicinais.
Já a pedagoga e neuro psicopedagoga, Márcia Silva, relatou como utiliza os conhecimentos familiares para uso das plantas medicinais. A educadora é experiente em técnicas de atividades lúdicas com crianças e idosos, principalmente por meio da terraterapia e plantio de hortas e flores. Outra profissional bastante capacitada no assunto, a terapeuta holística Elisabeth Mendes, também falou sobre suas experiências como estudiosa de plantas e imunidade por meio da dietoterapia e cultivo e manejo de plantas medicinais.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Denis Martins da Costa Lott, ressaltou a importância da Semana do Meio Ambiente, incluindo o tema abordado este ano, para a população.
“O tema etnobotânica tem por significado o estudo das plantas e sua interação com o ser humano. Essa visão que abre cabeças e consciências, especialmente em uma cidade que tem como atividade principal a mineração, é muito importante. Nunca se pensou tanto nessa busca na interação do homem com a natureza. Nesse sentido, convido a toda a população para participar das atividades da Semana do Meio Ambiente”, disse.
Clique aqui para conferir a programação completa.