Seminário sobre Fortalecimento da Economia Local marca o pré-lançamento do WIN 2018
Feira de negócios acontecerá entre 29 e 31 de agosto, no Parque de Exposição Virgílio José Gazire
A Associação Comercial Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita) promoveu na noite dessa quinta-feira, 26 de abril, o 1º Seminário WIN – Fortalecimento da Economia Local. O evento reuniu no auditório da entidade empreendedores, empresários, lideranças políticas e empresariais. Com palestras esclarecedoras e um case de sucesso, o seminário instigou os participantes. O Seminário também registrou o pré-lançamento da feira de negócios WIN – Caminhos para a Diversificação Econômica, edição 2018.
Na abertura do evento, o presidente da Acita, Eugênio Müller, ressaltou a importância do WIN, como um programa contínuo, para fortalecer as ações em busca da diversificação econômica em Itabira. “A missão do WIN é voltada para a diversificação econômica, um programa de empreendedorismo que só é possível pela conexão de diversas entidades envolvidas. Um trabalho conjunto que resulta em produtos sérios”, disse Eugênio em seu pronunciamento.
A mesma visão de empreendedorismo tem a vice-prefeita Dalma Barcelos (PDT), que destacou as ações do WIN e a feira de negócios como produtos importantes para trilhar os caminhos da diversificação.
A primeira palestra foi proferida pelo economista Guilherme Velloso Leão, que falou sobre as “Perspectivas de mercado internacional, nacional, local e oportunidades de empreender”. Ele fez uma contextualização da economia do país no período da recessão, de 2014 a 2016. Segundo o economista, os efeitos negativos da crise podem ser sentidos ainda nos dias de hoje. “Até hoje a gente carrega os reflexos desse cenário, mas estamos voltando ao crescimento, mesmo que seja lentamente”, afirmou.
O cenário econômico de Itabira apresentado pelo economista é desafiador. “A economia em Itabira deve crescer, mas menos que Minas e menos que o Brasil”, disse Guilherme Leão, apontando a economia voltada para uma única atividade como um desafio para o crescimento. Por isso, segundo o economista, a cidade está no caminho certo ao buscar alternativas viáveis para a diversificação econômica. A educação foi destacada por ele como um dos mais importantes segmentos para o crescimento da cidade.
Na sequência, o empresário Marlon Duarte apresentou como case de sucesso o Arranjo Produtivo Local (APL) Vale do Aço, estruturado na região há 2 anos para desenvolver o setor metalmecânico.
O APL tinha como desafio vencer barreiras comerciais e tecnológicas, com eficiência e produtividade para competir, entender as necessidades do mercado, aprimorar as capacidades em engenharia, agregar valor aos produtos e serviços e fazer uma gestão de desenvolvimento de novos produtos. Marlon apresentou a estrutura do APL e mostrou que o planejamento tem surtido efeitos positivos. “Nós enxergamos no APL um caminho para encontrar solução para resolver os desafios encontrados”, garantiu.
A última palestra foi motivadora para empreendedores. Leandro Libério, com uma carreira consolidada em Empreendedorismo de Base Tecnológica, provocou nos participantes o interesse em desenvolver uma startup para criar soluções em diversos setores do mercado. “No ambiente mercadológico de hoje tenho que arriscar para ganhar vantagens nesse ambiente competitivo. O desafio é grande, temos que quebrar o muro entre a empresa tradicional e a startup para garantir inovação”, disse Leandro Libério.
Após as palestras Eugênio Müller apresentou o formato da feira de negócios WIN 2018. O evento acontecerá entre os dias 29 e 31 de agosto no Parque de Exposição Virgílio José Gazire. Os stands estarão a venda na Acita a partir do dia 2 de maio. Garanta já a sua participação na maior feira de negócios da região.