Senador Cleitinho Azevedo grava vídeo e denuncia a estrutura da Ponte Torta em João Monlevade

As supostas rachaduras são, na verdade, “juntas de dilatação”, também conhecidas como juntas de movimento- dispositivos

Senador Cleitinho Azevedo grava vídeo e denuncia a estrutura da Ponte Torta em João Monlevade
Duas partes do corrimão estão danificadas – Foto: Cíntia Araújo/DeFato Online

Em vídeo publicado em suas redes sociais, o senador Cleiton Gontijo de Azevedo (Republicanos) denunciou o estado da estrutura da “Ponte Torta”, na BR-381, em João Monlevade. O parlamentar mostrou-se indignado com as condições do asfalto, que estariam colocando em risco a segurança dos motoristas.

O jornalista e socorrista Lindiomar Reis garante que é falsa a notícia sobre uma possível rachadura na estrutura da Ponte Torta. “As juntas de dilatação ajudam a evitar fadigas estruturais de pontes e viadutos. Elas(as juntas) são componentes construtivos essenciais para garantir a integridade e a durabilidade de pontes e viadutos. Essas estruturas estão constantemente submetidas a cargas móveis resultantes do tráfego de veículos, que fazem com que elas se movimentem. Por isso, é preciso que o projeto preveja fendas entre esses elementos estruturais, a fim de evitar pontos de fadiga no tabuleiro e o surgimento de manifestações patológicas, como as fissuras”, explica Reis

Durante recente vistoria, não foi detectada nenhuma anormalidade na estrutura. As supostas rachaduras são, na verdade, “juntas de dilatação”, também conhecidas como juntas de movimento- dispositivos criados para mitigar os efeitos da vibração e movimentações. Tais juntas são completamente diferentes de rachaduras provocadas por desgaste ou má conservação.

O senador salienta que “a destinação de recursos do orçamento para emendas parlamentares do governo precisa resolver os problemas de infraestrutura do país. O dinheiro não tem que ficar com emenda de deputado e senador. Tem que ficar com o governo para fazer obra. DNIT, ou você resolve esse problema ou interdita”, criticou Cleitinho Azevedo.

Entenda mais

A Ponte Torta, marcada por um histórico de tragédias, foi palco de dois acidentes fatais em menos de dois meses, em 2020 e 2021. Em dezembro de 2020, um ônibus caiu da ponte, causando a morte de 19 passageiros que viajavam de Alagoas para São Paulo. Pouco mais de um mês depois, um caminhão carregado de asfalto despencou no rio, vitimando quatro pessoas.