Serra do Cipó recua na flexibilização do comércio

Comércios essenciais e segmentos já autorizados poderão continuar funcionando, desde que sigam todas as regras dos decretos anteriores

Serra do Cipó recua na flexibilização do comércio
Foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press

Está suspensa a terceira fase de flexibilização do comércio e serviços do município de Santana do Riacho, na Serra do Cipó, prevista para esta quinta-feira (25). A decisão foi comunicada pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da prefeitura, por meio do decreto 045/PMSR/2020, publicado na manhã desta quarta. Portanto, os comércios essenciais e segmentos já autorizados poderão continuar funcionando, seguindo, sem exceções, as regras dos decretos anteriores. A Lapinha da Serra continua totalmente fechada para todas as atividades.

A decisão foi comunicada por meio de grupos de WhatsApp da comunidade que, desde quando foi determinada a reabertura, se divide entre os que são contra e a favor da flexibilização. Assim, o “passo atrás” foi dado por conta das condições precárias de pronto-atendimento para o caso de um surto da doença.

Entre os argumentos acolhidos pelo decreto para o recuo na flexibilização estão o fato de Lagoa Santa e Belo Horizonte estarem com capacidade de lotação de leitos já acima de 80%, dificuldades estaduais com o abastecimento de anestésicos e relaxantes musculares para pacientes internados, o aumento de casos confirmados e de óbitos na região, além das orientações do governo estadual para interrupção de reaberturas de comércios e serviços na macrorregião Central, da qual Santana do Riacho faz parte. Leia a matéria completa no portal Estado de Minas.