Servidores públicos municipais de Barão de Cocais paralisam atividades no município
A paralisação segue por tempo indeterminado, os servidores buscam melhores condições de trabalho, a valorização do serviço público e o fim da terceirização.
Os servidores públicos municipais de Barão de Cocais decidiram paralisar suas atividades por tempo indeterminado, na manhã de quarta-feira (06). A paralisação contempla as atividades públicas em todo município. A categoria está realizando a paralisação como forma de manifestar suas reivindicações, que cobram melhores condições de trabalho, a valorização do serviço público e o fim da terceirização.
Na quarta-feira (06), cerca de 200 servidores públicos se reuniram em frente a Secretaria de Saúde, às 7 horas da manhã, e realizaram uma passeata até a sede da Prefeitura do município, onde manifestaram pacificamente. Além dos funcionários do município, estiveram presentes membros da comunidade e sociedade civil, em busca de apoiar o manifesto e, principalmente, endossar a luta contra a terceirização.
Os manifestantes também se reuniram em assembleia no Sindicato dos Metalúrgicos, em que votaram para deliberar sobre o estado de greve.
O Sindicato Intermunicipal dos Servidores Públicos Municipais de Barão de Cocais, Catas Altas e Santa Bárbara (Sindcabasa), responsável pela organização do movimento grevista, comunicou oficialmente o Prefeito Décio Geraldo dos Santos (PSB) sobre a decisão da categoria na tarde de quarta-feira (06).
A diretoria do Sindcabasa e os servidores que participaram do ato tentaram uma reunião com o prefeito, que não se fez presente e não participou das negociações pois cumpria agenda, a gestão também não enviou representantes para dialogar com a categoria.
Visando solucionar os impasses, o Sindcabasa protocolou um ofício solicitando uma audiência pública para discutir as reivindicações do movimento, com participação da população, do governo, do legislativo e dos trabalhadores. A pauta da audiência é a situação dos servidores de Barão de Cocais e a terceirização do serviço público.
No entanto, mesmo passados cinco dias desde o início do estado de greve, a Prefeitura ainda não estabeleceu um canal de comunicação com os servidores. Assim, ficou decretado Estado Permanente de greve em todos os setores da prefeitura.
Os servidores voltaram aos postos de trabalho, mas vão manter a reivindicação pelas demandas não atendidas, o diálogo com a gestão pública, a mobilização da categoria, a comunicação com a população e sensibilização dos direitos dos servidores e demais trabalhadores do serviço público.
Até o fechamento desta matéria, a Prefeitura de Barão de Cocais não emitiu posicionamento oficial sobre a questão.