Setor de Licitação capacita MEI para participar das compras públicas em Santa Bárbara
A programação envolveu palestras e oficina
Nesta última quinta-feira, 17 de maio, aconteceu em Santa Bárbara a Semana do MEI, promovida pelo Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae), em parceria com a Prefeitura, a Acisb/CDL e o Sicoob Credimepi. A programação envolveu palestras e oficina.
Durante o seminário, a diretora de Compras e Licitação e pregoeira da Prefeitura, Daniela Marra, proferiu uma palestra a fim de capacitar os microempreendedores individuais a venderem para o município, com o tema MEI – Como vender para a Prefeitura?
Daniela explicou como a Prefeitura pode comprar; os documentos necessários para o cadastro e licitação; mostrou um exemplo de edital; o que o município compra; apresentou as leis complementares 123/2006 e 147/14 e o Decreto 2975/2015, que ofertam benefícios ao empreendedor durante o certame; licitações futuras e em andamento, para os microempreendedores participarem; e informou até mesmo os prazos de pagamento praticados pelo município.
A siretora de Compras e Licitações também mostrou e convidou os MEIS a acompanharem os canais de divulgação da Prefeitura de Santa Bárbara, onde estão cadastrados todos os processos licitatórios, além das publicações nas mídias sociais, realizadas, toda segunda-feira, para divulgar as licitações da semana e as específicas para anunciar as licitações com benefício local.
Na ocasião, a assistente do Sebrae, Nicolle Martins palestrou com o tema Como ser Mei na prática. Ela falou, primeiramente, sobre a criação da categoria de microempreendedor individual com o objetivo de formalizar aqueles que possuem um pequeno negócio. Nicolle explicou os benefícios da formalização e as obrigações do MEI, reforçando o suporte oferecido pela Prefeitura de Santa Bárbara a esse profissional.
A oficina MEI – Aprenda como formar preço de venda foi ministrada pelo consultor técnico do Sebrae, André Fonseca. Numa fala bem interativa, ele usou casos práticos, como, por exemplo, uma hamburgueria, para explicar o que os microempreendedores individuais devem levar em conta na hora de precificar o produto, analisando e entendendo a estrutura dos gastos do negócio, para assim, fazer com que a empresa seja rentável.
Dezenas de microempreendedores individuais, já formalizados e em potencial, participaram efetivamente do evento, dando opiniões e tirando dúvidas.