Simulado de evacuação tem baixa adesão em Conceição do Mato Dentro

Moradores de comunidades localizadas na Zona de Segurança Secundária (ZSS) da barragem da Anglo American, em Conceição do Mato Dentro, participaram de um simulado de evacuação no último sábado (6). A adesão, no entanto, foi abaixo do esperado pela Defesa Civil de Minas Gerais. Pouco mais de 30% dos possíveis atingidos participou da atividade.  A […]

Simulado de evacuação tem baixa adesão em Conceição do Mato Dentro
Defesa Civil organizou simulado em Conceição do Mato Dentro – Foto: Divulgação|

Moradores de comunidades localizadas na Zona de Segurança Secundária (ZSS) da barragem da Anglo American, em Conceição do Mato Dentro, participaram de um simulado de evacuação no último sábado (6). A adesão, no entanto, foi abaixo do esperado pela Defesa Civil de Minas Gerais. Pouco mais de 30% dos possíveis atingidos participou da atividade. 

A Defesa Civil calcula em cerca de 400 pessoas o número de moradores nas comunidades de Água Quente, Passa Sete, Teodoro, Goiabeira, Cachoeira, Cachoeira de Baixo, Jassém e Saraiva, localizadas próximas à barragem do complexo Minas-Rio. Desse total, 129 participaram do simulado. 

A estrutura da Anglo American não tem qualquer nível de alerta. Apesar disso, o treinamento foi realizado para  informar, preparar e capacitar a população para a evacuação de emergência em caso de um rompimento da barragem.

Trabalhadores da Anglo American participaram da atividade – Foto: Divulgação/Defesa Civil

Ainda segundo a Defesa Civil, o tempo de retirada das pessoas das áreas de risco foi de 48 minutos. O resultado foi considerado satisfatório, já que, na hipótese de rompimento da barragem, a comunidade seria atingida após duas horas e 25 minutos do colapso. 

“Desta forma, foi possível verificar que a evacuação em segurança da área de risco foi realizada em um tempo menor do que o limite”, avaliou a Defesa Civil de Minas Gerais.