Simulado de rompimento de barragem neste sábado, em Mariana

Sirenes serão acionadas às 9h em alguns distritos

Simulado de rompimento de barragem neste sábado, em Mariana
Tragédia da Samarco em Mariana matou 19 pessoas – Foto: Divulgação

No próximo sábado (21), os moradores dos distritos de Camargos, Ponte do Gama, Paracatu de Baixo, Paracatu de Cima, Borba, Pedras e Campinas, localizados em Mariana, participarão de um simulado de emergência promovido pela Defesa Civil de Mariana, em parceria com a Defesa Civil Estadual, o Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Guarda Municipal e apoio da empresa Samarco. As sirenes serão acionadas às 9h.

O simulado é orientado pelas normas e procedimentos que compõem o Plano de Ação de Emergência das Barragens de Mineração da Samarco. A ação tem como objetivo principal treinar a comunidade e os agentes municipais para agirem de forma adequada em situações de emergência, além de dar conhecimento às ações previstas no Plano.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Mariana, Webert Stopa, os simulados de emergência devem ser praticados uma vez ao ano nas comunidades em torno das barragens. “A Defesa Civil de Mariana vem trabalhando ao longo desse último ano em preparação para o simulado, fazendo várias visitas às comunidades e com os líderes comunitários para organizar a execução desse simulado,” finalizou.

Além disso, a Secretaria de Municipal de Saúde, estará presente no evento fazendo a aferição de pressão e glicose, além de  disponibilizar a vacina anti- rábica para os animais de pequeno porte, como cães e gatos.

Planejamento participativo

Para este ano, a novidade foi o planejamento participativo com a presença de representantes das comunidades e das secretarias de Mariana no Comitê Gestor do Simulado. Com a ação, a Defesa Civil municipal de Mariana e a Estadual também poderão medir e avaliar o tempo de resposta à emergência do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar e Guarda Municipal, e também o nível de engajamento das comunidades na simulação.