Sindicato Metabase define diretoria nesta semana; eleições têm chapa única encabeçada por André Viana

As votações acontecem entre quarta-feira e sexta-feira, em diversos pontos. A apuração deve acontecer logo após o fim do pleito

Sindicato Metabase define diretoria nesta semana; eleições têm chapa única encabeçada por André Viana
Foto: Arquivo/Sindicato Metabase

Nesta semana, os trabalhadores em mineração de Conceição do Mato Dentro, Itabira e outras cidades da região irão opinar sobre as diretorias do Sindicato Metabase de Itabira e Região. As eleições acontecem entre quarta-feira (10) e sexta-feira (12) e acontecem com chapa única, intitulada União para Evoluir e encabeçada pelo atual presidente da instituição, André Viana, que tentará a reeleição para o cargo. O seu candidato a vice é Flávio Geraldo do Carmo.

“Estamos buscando a renovação com experiência. Então trouxemos diversos companheiros de trabalho, tanto da ativa quanto aposentados, e mesclamos uma chapa completa, com 54 pessoas, número máximo de pessoas em uma chapa. E a plataforma de trabalho é buscar essa força, essa renovação com uma boa experiência já vivida até aqui. Os últimos três anos foram bastante difíceis com uma pandemia mundial, a questão das barragens após Brumadinho e todo o universo da mineração foi afetado. Mesmo com esse período turbulento, conseguimos proteger os empregos, os acordos coletivos e avançar em todos os âmbitos, com reajuste salarial, PLR [Participação nos Lucros e Resultados] sendo pagos todos anos, lutas importantes para os anistiados e aposentados. Então fizemos uma boa plataforma de trabalho em um período nunca antes vivido pelo sindicato”, ressalta André Viana.

As eleições do Sindicato Metabase são para escolher os membros da diretoria executiva, do conselho fiscal, do conselho de delegados representantes e do conselho consultivo. Para a votação, serão instaladas 17 urnas eleitorais divididas nos seguintes locais: sede da instituição, Associação Esportiva dos Aposentados da Vale (AEVALE), Aposvale, Mina Conceição, Mina Cauê, Mina Periquito, Belmont, Bemisa Mineração (Antônio Dias), e Anglo American (Conceição do Mato Dentro).

O processo será conduzido por uma comissão eleitoral independente formada por Gerson Zeferino Gomes, Marco Antônio de Freitas e Neilson de Souza Teixeira. A expectativa é de que a apuração aconteça na sexta-feira, logo após o encerramento da votação — e o vencedor precisa conquistar a maioria relativa dos votos.

“É uma comissão já experiente e escolhemos pessoas que já conduziram processos anteriores, que conhecem os bastidores e o estatuto do sindicato”, destaca André Viana.

Representatividade

Dentre os membros da chapa União para Evoluir, dois trabalham  na empresa Anglo American, em Conceição do Mato Dentro: Robinson Felipe Gomes e Alisson de Souza. De acordo com André Viana, essa é a primeira vez que uma diretoria do Sindicato Metabase terá integrantes que atuam na mineração no Serro, o que permite maior apoio aos trabalhadores sindicalizados daquela região.

O grupo também possui três mulheres em seus quadros — Joaine Faria de Oliveira, Karine Souza e Nazareth Perpétua —, o que demonstra o aumento de profissionais femininas no setor mineral, o que, consequentemente, exige maior representatividade para elas nos quadros sindicais. Os aposentados também estão na composição, a classe terá 16 representantes: Wanderley de Souza, Joaquim Ferreira, Jean Nunes Cordeiro, Mário Lúcio Xavier, Luiz Ferreira Martins “Peneirinha”, Geraldo dos Santos “Mena”, Luiz Porto “Portinho”, Gilmar Alves de Paula “Brurrão”, Alcides Santos “Pagodeiro”, Dimas Barbosa, Jânio de Souza Xavier, José Basílio Fernandes “Basilim”, José Raimundo Pereira “Benitez”, Antônio Pedro da Silva, Carlos Alves Madeira e Ernani Nascimento.

“Essa é a primeira vez que teremos uma representatividade da região do Serro e Conceição do Mato Dentro. Isso engrandece a representação e vai favorecer os trabalhos lá, pois não possuímos diretores atuando naquela região. Nós também temos o retorno, após vários anos, de mulheres em uma chapa. É sabido por todos que o universo feminino tem crescido na mineração para representar a diversidade, a voz feminina e a voz da mãe”, conta André Viana.

Sem adversários

Em conversa com o portal DeFato, André Viana comentou sobre a disputa com chapa única. Para ele, esse cenário reflete o entendimento de que o sindicalizado aprovou a atual gestão das instituição e, com isso, acredita na continuidade desse trabalho. “A nossa chapa estava preparada para enfrentar duas, três ou quatro chapas e fazer um bom trabalho de debate democrático. E pesquisas nos mostram que temos boas chances de vitória, entrevistamos 500 pessoas para medir a temperatura e avaliar o nosso trabalho. Então estamos muito seguros e quis o destindo que nós tivéssemos apenas uma chapa [nas eleições]”, comenta André Viana.

O candidato à reeleição também falou sobre a recente decisão judicial que afastou um grupo dissidente de  diretores do Metabase e caçou os direitos políticos sindicais deles. “Esses seis diretores se tornaram dissidentes, de um ano e meio para cá, e começaram uma saga de ataques à instituição muito grande e tivemos prejuízos com esses ataques. Esses diretores cometeram assédio moral dentro do sindicato ao demitirem um funcionário e o arrastarem para fora e, por causa dessas práticas delituosas, a Justiça do Trabalho entendeu que eles cometeram má conduta sindical e má conduta administrativa. Isso ficou muito ruim para a nossa imagem, pois quem defende o trabalhador não pode ter essa conduta”, observa André Viana.

Conheça a chapa União para Evoluir

André Viana é formado em Mecânica e Manutenção Industrial e Equipamentos de Mineração, também possuí graduação em Direito e Teologia. Já atuou em diversas áreas de representatividade, como membro da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Vale e sindicalista, além de ter sido professor de rede pública de ensino. Viana foi vereador em Itabira entre 2017 e 2020 e ocupa a presidência do Sindicato Metabase desde 2018 — e agora tenta a sua reeleição. É membro do Conselho de Administração da Vale desde 2001.

Já Flávio Geral do Carmo é funcionário da Vale há 13 anos e possuí formação em Teologia e cursa Gestão Financeira. Também possuí cursos de formação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Caldeiraria Inox e Caldeira Geral. Atuou por três anos na brigada de incêndios da mineradora itabirana. Atualmente é diretor financeiro no Sindicato Metabase e conselheiro fiscal do Pasa.

A chapa União para Evoluir possuí outros 52 integrantes: Jhony Lelis Ferreira, Walison Ferreira “Docim”, André dos Santos, José Custódio Guerra “Todinho”, Ronaldo de Sena “Capoeira”, Vanderlúcio Tomaz “Vandeco”, Eliezer Meireles “Saradão”, Valter Luiz Margarida, José Geraldo Amorim “Geraldão”, Robinson Felipe Gomes, Vandelson da Fonseca, Alisson de Souza, Wanderley de Souza, Joaquim Ferreira “Azul”, Jean Nunes Cordeiro, Mário Lúcio Xavier “Marinho”, Luiz Ferreira Martins “Peneirinha”, Geraldo dos Santos “Mena”, Geraldo Júnior “Juninho”, Washington de Oliveira “Brigogério”, Carlos da Cruz “Faísca”, Max José Meireles “Lobo Max”, Nazareth Perpétua, Edson Francisco Dias “Irmão”, Reginaldo Vieira “Gavião”, Luiz Carlos Araújo “Tatá”, Luiz Bento Porto “Portinho”, Klerton Chaves Batista “Keke”, Adriano do Carmo, Carlos Henrique de Oliveira, Giovanni Jorge da Silva, Ivan Moreira Pena, Joaine Faria de Oliveira “Jô”, Gilmar Alves de Paula “Brurrão”, Luciano Dias da Costa, Marcos Oliveira “Chaleira”, Adeilton Ferreira “Zé Colméia”, Alcides Santos “Pagodeiro”, Dimas Barbosa, Jânio de Souza Xavier, Jafferson de Almeida, José Basílio Fernandes “Basilim”, José do Nascimento, Karine Souza, Sérgio Luiz Ferreira, Tiago Cordeiro “Xinforínfola”, José Raimundo Pereira “Benitez”, Antônio Pedro da Silva, Carlos Alves Madeira, Denilson Silva Duarte, Edmilson Silva “Sussu” e Ernani Nascimento.