Sirenes de rompimento de barragem são acionadas acidentalmente em Santa Bárbara
Erro ocorreu na tarde de hoje e sirene pôde ser ouvida em Barão de Cocais
Uma falha técnica causou o acionamento das sirenes de rompimento de barragem em Santa Bárbara O fato aconteceu na tarde desta sexta-feira (8), deixando os moradores em pânico. A Polícia Militar recebeu várias ligações e informou que a empresa Anglo Gold já foi comunicada do ocorrido.
Segundo o Tenente Lino, comandante da 57ª Companhia da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) em Barão de Cocais, não há nenhuma ocorrência de rompimento de barragem na região, que se trata de um acionamento acidental das sirenes.
A empresa já foi avisada e está verificando o que causou o alarme. A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Anglo Gold que irá emitir uma nota de esclarecimentos sobre o fato.
Nota oficial
Pouco depois do ocorrido, a empresa AngloGold emitiu uma nota esclarecendo a situação. Você pode lê-la abaixo.
“A AngloGold Ashanti confirma que nesta sexta-feira, 8 de janeiro, perto de 14h30, houve o acionamento indevido das sirenes do sistema de comunicação de emergência da barragem Córrego do Sítio, localizada na região em Santa Bárbara (MG).
A empresa deslocou equipe aos pontos de encontro para esclarecimento da situação às comunidades. Além disso, entrou em contato com as lideranças comunitárias e os órgãos públicos competentes para comunicar o ocorrido.
Paralelamente, os motivos do acionamento indevido da sirene estão sendo apurados. O sistema já foi normalizado.
A AngloGold Ashanti lamenta profundamente o ocorrido, pede desculpas à população e reforça que todas as suas barragens estão estáveis e não apresentam riscos.”