Só vai ter bebidas da Ambev no Carnaval de BH 2025? Entenda a exclusividade

As marcas Brahma, Skol, Antarctica, Budweiser, Spaten, Stella Artois, Patagonia, Corona, entre outras são da Ambev

Só vai ter bebidas da Ambev no Carnaval de BH 2025? Entenda a exclusividade
Foto: Léo Lara/Divulgação

O Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SindBebidas-MG) emitiu um comunicado nessa quarta-feira (12) denunciando uma cláusula que prevê a exclusividade de vendas de cervejas da Ambev em determinados pontos do Carnaval de Belo Horizonte em 2025. O Sindicato denuncia a situação e coloca a cláusula como “abusiva”.

Procurada pela DeFato, a Belotur informou que o edital de patrocínio do Carnaval de Belo Horizonte em 2025, publicado em 18 de dezembro de 2024, apresentou diferentes cotas, entre as quais, a cota “Apresenta”, que, entre outras questões, incluiu a contrapartida de exclusividade comercial do segmento da marca “apresenta” em 10 vias da cidade. “A Ambev foi a única empresa interessada em arrematar a cota. Daí a exclusividade da comercalização das cervejas produzidas pela empresa no período de 28 de fevereiro a 4 de março, nestes trechos previamente estabelecidos e constantes no edital”, informou a Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Belotur.

Dessa forma, nos trechos abaixo só poderão ser comercializadas bebidas da Ambev, sendo elas das marcas Brahma, Skol, Antarctica, Budweiser, Spaten, Stella Artois, Patagonia, Corona, entre outras da empresa. “Todo o cardápio de cervejas da empresa estará disponível para os profissionais que desejarem comercializá-las. A determinação não se aplica a outros tipos de bebidas alcoólicas e não-alcoólicas, como refrigerante, suco e água”, complementou a Prefeitura.

Confira a lista das 10 vias da cidade que a Ambev terá exclusividade comercial apenas em cervejas:

  • Avenida Amazonas entre Rua São Paulo e Rua da Bahia
  • Avenida Afonso Pena entre Avenida Amazonas e Avenida Álvares Cabral
  • Avenida Brasil entre a Avenida Afonso Pena e Avenida Francisco Sales
  • Avenida Getúlio Vargas entre Rua Alagoas e Rua Professor Moraes
  • Rua Mármore entre Rua Gabro e Rua Tenente Durval
  • Avenida dos Andradas entre Rua Alphonsus de Guimarães e Rua Pirite
  • Avenida dos Andradas entre Avenida do Contorno e Rua dos Carijós
  • Avenida Coronel Oscar Paschoal entre a Avenida Antônio Abrahão Caram e Avenida Presidente Carlos Luz
  • Avenida dos Bandeirantes entre Praça da Bandeira e Rua Professor Mello Cançado
  • Avenida Assis Chateaubriand entre Rua Sapucaí e Rua Silva Ortiz

O SindBebidas-MG se posicionou e chamou de “abusiva” a cláusula que prevê a exclusividade de vendas de cervejas da Ambev em determinados pontos do Carnaval do Carnaval de Belo Horizonte.

Segundo o sindicato, a cláusula limita a concorrência e prejudica ambulantes cadastrados que já adquiriram os estoques com outros produtos. O SindBebidas-MG, que é filiado à Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), pede a revisão da cláusula de exclusividade.